JORGE MACÊDO

 
Foto: JPavani

Foto: JPavani

Jorge Macêdo de Souza nasceu no Ceará há 58 anos, onde formou-se Bacharel em Geografia (CREA 2277/85). A fotografia é seu modo de viver desde a juventude. Há 33 anos na Amazônia, participou de várias expedições como fotógrafo e membro do IHGER- Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico de Roraima, destacando-se a reconstituição da Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira, no trecho Forte São Joaquim/RR – Barcelos/AM, expedição ao Monte Caburaí, Monte Roraima e a Expedição “Terra Incógnita” no PARQUE NACIONAL DA SERRA DA MOCIDADE/ICMBio. Sócio Fundador e ex-presidente da Sociedade Orquidófila de Roraima. Fez parte do Colégio Eleitoral Estadão Multicultural, que elegia os que se destacam na cultura nacional.

Sua obra ilustra diversas matérias em jornais e revistas, como: Diretrizes, Questão Amazônica, Amazônia Nossa, Amazon View, ISTO É, Brasil Orquídeas, Mundo das Orquídeas, Panrotas , Set Brasil (a revista de bordo da JAL- Japan Airlines, nº 101 e nº 113),Revista Cosmo Guayana (da Venezuela), Revista VenBras (revista da CâmaraVenezuelana-Brasileira de Comércio e Industria), revista Amazônia.

Publicou fotos pela Agência REUTERS Internacional e no Jornal eletrônico “O ECO”; Exposição e catálogos: 1a e 2ª FOTONORTE (FUNARTE), Lista Telefônica de Roraima/90/91, Guia Telefônico de Boa Vista/90, Guia Philips da Amazônia, Brazil Tour Guide /94/95; 40 estampas de cartões telefônicos, dezenas de capas de CD/Discos.

Livros: Berço Histórico de Boa Vista, Animais do Descobrimento Ministério da Agricultura e EMBRAPA), História e Geografia do Município de Boa Vista, Beiral, Orquídeas Nativas da Amazônia Brasileira I e II, Elementos da Iconografia de Roraima, Coisinha Assim, entre outros.

Produziu os CDs “Cowboy in Country – Canta Roraima” 2002 e 2003. Em 2002, recebeu do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Roraima, o Certificado de Destaque da Cultura 2002, na categoria de Produtor Fotográfico.

Participou como fotógrafo do documentário do DOC TV/2006 Nas Trilhas de Makunaima e como Diretor de Fotografia do DOC TV/2009 RORAIMEIRA, ambos do diretor Thiago Bríglia.

São muitas as exposições: Brasilia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais; Produziu fotos para inúmeras campanhas publicitárias e para Agência nacionais. Publicou várias coleções de cartões postais, folhetos, catálogos, cartazes e produziu mais de 15 documentários, que espalharam seu trabalho pelo mundo, promovendo Roraima, a Amazônia inclusive a Venezuela.

Participou do “FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA-FORUM DAS ARTES 2007”, expondo fotos e apresentando o Documentário “Nas Trilhas de Makunaima” (DOC TV-2006).

Participa do Fotoclube Roraima e é o atual diretor de fotografia do clube.

Seu trabalho mais recente foi a participação no Livro AMAZONIE – AU COEUR DU BRÉSIL – De la Conquête Au Futur (Editora GEO da França).

Seu perfil no Facebook:
https://www.facebook.com/jorgemacedos

 

ALGUMAS FOTOS DE JORGE MACÊDO

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *