Fórum de Dança de Roraima – Trajetória

 

Olá, amantes da dança de Roraima, do Brasil e do mundo.

É com imenso prazer e alegria que faço hoje este meu primeiro post aqui neste espetacular canal o qual pretendo estar constantemente atualizando e colaborando.

Valeu ao grande Márcio Lavor, mentor e criador, pela iniciativa em criar este espaço. Espero poder colaborar à altura

Este post tem por objetivo registrar e preservar um pouco da história e realizações do Fórum de Dança de Roraima, do qual, com muito orgulho faço parte desde sua fundação. Este trabalho é resultado de pesquisas, registros e anotações pessoais que faço com muito cuidado e zelo desde que comecei a mergulhar no apaixonante universo da dança em 2005. Muito já se realizou, via Fórum, e acredito que merece ser contado para que os amantes da dança, da cultura e da arte da dança, atuais e futuros, brasileiros ou estrangeiros, saibam o que já realizamos em Roraima e como anda nossa cultura neste estado tão afastado dos grandes centros.

O fato de estarmos longe do eixo Rio-São Paulo em nada nos isola cultural e artisticamente. Produzimos sim, cultura e arte de qualidade tão boa e diversificada como em qualquer lugar do Brasil e do mundo. E isso merece ser divulgado para o Brasil e o mundo.

Vale destacar que este post não tem a pretensão, neste momento, de registrar as inúmeras realizações dos diversos profissionais, escola, grupos e academias de dança de nosso Estado. São muitas realizações, criações e espetáculos. Quase incontáveis e merecerão um outro post mais específico. Este primeiro visa contar a história do Fórum e um pouco de sua trajetória. Comentários, correções e informações complementares serão sempre muito bem vindas, afinal, estamos aqui para somar e compartilhar.

Espero que gostem.

Bem vindos ao magnífico universo da dança.

 

 

ORIGENS DO FÓRUM

 

                  Antes de sua fundação, alguns dos integrantes membros do futuro FÓRUM DE DANÇA DE RORAIMA já possuíam estreitas parcerias e frequentemente realizavam atividades cooperativas em conjunto. Uma das primeiras realizações cooperativas de grande destaque, que se tem registrada, desta associação de escolas e grupos de dança que viria a se tornar o FÓRUM DE DANÇA, foi a comemoração do Dia Internacional da Dança, comemorado anualmente no dia 29/abril. Como em 2010 este dia ocorreu numa quinta-feira, as escolas e grupos de dança de Boa Vista resolveram organizar-se para comemorar no dia 02/maio/2010, o domingo imediatamente mais próximo da data. Esse evento ocorreu em frente ao Portal do Milênio e contou com diversas apresentações de dança e alguns mini-workshops rápidos de danças aos presentes. Todas as atividades foram totalmente gratuitas e tinham por objetivo divulgar os trabalhos dos diversos grupos, escolas, academias e profissionais de dança de Boa Vista. O evento era para ser totalmente informal. Não tinha programação ou cerimonial montado e contava, em sua estrutura, apenas com uma tenda, um linóleo, uma caixa de som amplificada, um microfone e muito talento de seus participantes. O evento chamou a atenção de toda a Praça das Águas e foi um sucesso.

DiaMundialDaDançaWEB5 DiaMundialDaDançaWEB4 DiaMundialDaDançaWEB3 DiaMundialDaDançaWEB2 DiaMundialDaDançaWEB

Foto histórica: este é o primeiro registro de uma atividade conjunta dos primeiros membros do futuro Fórum de Dança de Roraima(Fotos: Marcelo Seixas)

O sucesso da INTERVENÇÃO NA PRAÇA e as parcerias que já ocorriam entre as escolas, grupos e academias de dança permitiram mais uma realização conjunta. Diversas escolas e grupos aceitaram participar, em Junho/2010, de um evento beneficente de dança intitulado ESPETÁCULO DE DANÇA ENCONTRO DE RITMOS, apresentado em dois dias, que tinha por objetivo angariar recursos para complementar os custos da segunda viagem internacional da equipe de dança TANGO MAGIA, naquele mesmo ano, a Buenos Aires, na Argentina, para participarem do evento anual Campeonato Mundial de Tango naquela capital, representando Roraima. O evento foi um sucesso total permitindo, com êxito, a viagem do TANGO MAGIA e plantando a semente para o surgimento definitivo do FÓRUM DE DANÇA DE RORAIMA que ocorreu no começo do segundo semestre de 2010.

EncontroDeDançAWEB8Aqui quase todos os participantes do primeiro Encontro de Ritmos. Faltou somente a Quadrilha Gonzagão que teve de se ausentar antes do final do evento por conta de outra apresentação(Foto: Marcelo Seixas)

 

O espetáculo teve a participação dos seguintes convidados com coreografias diversas:

  • Escola de Dança AURA
  • Grupo de Dança HARMONIA E RITMO
  • Grupo GANA´H
  • Studio de Dança LESSIANA ALENCAR
  • Quadrilha Junina GONZAGÃO
  • Cia de Dança Aérea CRUVIANA
  • Grupo THE MASK
  • Grupo de dança ARTE E EXPRESSÃO
  • E dos bailarinos clássicos PALOMA CRUZ e PABLO MAGALHÃES

EncontroDeDançaWEB19 EncontroDeDançaWEB18 EncontroDeDançaWEB15 EncontroDeDançaWEB13 EncontroDeDançaWEB12 EncontroDeDançaWEB11 EncontroDeDançaWEB10(Fotos: Marcelo Seixas)

                   No dia 01/Agosto/2010, os futuros integrantes do Forúm de dança realizam um novo encontro de profissionais de diferentes estilos de dança no Portal do Milênio. O evento foi chamado DANÇANDO NA PRAÇA e seguia a mesma proposta da Intervenção na Praça, realizada no primeiro semestre daquele ano. Neste evento se divulgou pela primeira vez ao público presente, o surgimento do, assim chamado, FÓRUM ESTADUAL DE DANÇA DE RORAIMA. Nascia assim o nosso Fórum de Dança.

ForumDança-IntervençaoWEB5 ForumDança-IntervençaoWEB4

(Fotos: Marcelo Seixas)

Os sucessos da INTERVENÇÃO NA PRACA, do DANÇANDO NA PRAÇA e do ENCONTRO DE RITMOS estimulou seus participantes a se integrarem de forma coesa e programada, no começo do segundo semestre/2010, agora sob o nome definitivo de um grupo organizado intitulado FÓRUM DE DANÇA DE RORAIMA.

A primeira reunião do novo Fórum ocorreu em um domingo, no Espaço de Danças Isabel Santos com ampla participação de muitos grupos, escolas e academias de dança de Boa Vista. Nesta reunião, foram eleitos, dentre os presentes, aqueles que desempenhariam cargos dentro do Fórum: presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro. O nome mais votado para o cargo de Presidente foi o de Orlando Marinho Júnior que, apresentando suas justificativas, declinou da escolha e indicou a segunda pessoa mais votada para o cargo, Alexsandra Paes Oliveira(Leka). Esta aceitou a eleição com a condição de Orlando permanecer como seu Vice. A condição foi aceita e surgiu a primeira presidência eleita do Fórum. Foram também definidos os objetivos do Fórum: integrar, desenvolver, fortalecer, ampliar e compartilhar informações técnicas ao segmento cultural da dança em Roraima. Todas as atividades e iniciativas realizadas, a partir dai, pelo novo FÓRUM tiveram sempre estes objetivos e o fortalecimento e profissionalização do segmento da dança em Roraima. A participação no Fórum sempre foi gratuita e voluntária com trabalhos conjuntos em prol de todos.

Uma das primeiras iniciativas do FÓRUM foi abraçar o evento ENCONTRO DE RITMOS e promover, naquele mesmo ano, sua segunda edição. O evento foi visto como uma excelente vitrine pra divulgação dos trabalhos de todos os seus membros e também uma oportunidade de uma realização integrada de grande porte a todos. Surge então o 2º ENCONTRO DE RITMOS, realizado em Dezembro de 2010.

Essa edição ocorreu no Teatro Jaber Xaud, do SESC-RR, e já contou com uma quantidade maior de participantes mostrando seus trabalhos. O evento foi configurado como uma espécie de Mostra de dança com estilos e ritmos diversos projetados para agradar todos os tipos de públicos.

Abaixo as artes dos cartazes oficiais de todas as edições do Encontro de Ritmos inclusive a sua primeira que era apenas um espetáculo de dança.

Cartaz1ºEncontroWEB Cartaz2oEncontroWEB Cartaz3oEncontroWEB Cartaz4oEncontroWEB Cartaz5oEncontroWEB Cartaz6oEncontroWEB Cartaz7oEncontroWEB Cartaz8oEncontroWEB

(Artes: Orlando Marinho Júnior – Acervo: Fórum de Dança de Roraima)

A partir da 6ª edição, em 2013, o evento se torna temático; fato que permanece até hoje.

Em 17/abril/2011 o Fórum realiza nova INTERVENÇÃO NA PRAÇA, novamente levando coreografias, mini-workshops e cultura ao público presente no domingo no Portal do Milênio. Novos grupos e escolas de dança passam a integrar e enriquecer em diversidade o Fórum que pouco a pouco vai ganhando destaques na mídia e se fortalecendo, conforme o objetivo que o tornou realidade.

A principal e mais destacada realização anual do Fórum é o evento ENCONTRO DE RITMOS, indo este ano para sua 9ª edição, que cresce e se sofistica cada vez mais. O evento continua temático, seguindo a iniciativa inovadora feitas nas três últimas edições. Todas as coreografias apresentadas devem contemplar, de alguma forma, o tema central escolhido que integra todas as suas apresentações. Já foram temas MÁSCARAS(2013), CINEMA(2014) e CIRCO(2015), em diferentes anos. Proposta desafiante que estimula todos os seus participantes a criarem suas coreografias em torno do tema. Todas as coreografias a serem apresentadas no evento são inéditas e buscam a inovação. O tema de 2016 é AMOR E MOVIMENTO.

Esta edição, excepcionalmente será uma homenagem IN MEMORIAM ao casal de dançarinos Salvina e Orlando Souza, que durante muitos anos foram presença constante e marcante nas serestas e bailes de salão de nossa cidade por sua simpatia com todos, dedicação um ao outro e à família e seu amor à dança. Ambos, em vida, representaram muito bem a síntese do tema do Encontro deste ano: AMOR E MOVIMENTO. Por conta disto e também por serem os pais de integrantes do Fórum, o mesmo resolveu homenageá-los desta maneira dedicando o evento aos dois.

As três últimas edições, assim como a deste ano, foram realizadas em parceria com o SESC-RR. O evento ocorrerá nesta próxima terça-feira, dia 06/setembro/2016, no Teatro Jaber Xaud, do SESC-RR, às 20 hs dentro da programação do consagrado evento anual do SESC-RR chamado ALDEIA CRUVIANA.

Aqui o cartaz oficial do evento 2016

Cartaz2016WEB(Arte visual: Orlando Marinho Júnior)

O Fórum mantém regulares reuniões e desenvolve atividades artísticas, semestrais, conjuntas de seus membros participantes visando divulgar seus trabalhos e integrá-los além de divulgar o Fórum e sua existência e disseminar a cultura e a arte através da dança ao povo de Roraima. Todas as ações e decisões do Fórum são tomadas em conjunto por votação de seus membros num democrático, transparente e rápido processo. As reuniões são mensais e sempre aos domingos. Novos membros sempre são bem vindos e a participação de todos é gratuita sem taxas, anuidades ou mensalidades.

                   O Fórum tem como atual presidente Alexsandra Paz Oliveira, a Leka, reconduzida ao cargo pela segunda vez, em eleição direta, para mais um mandato de 3 anos. O Fórum elaborou em 2014 um planejamento estratégico para suas ações e busca integrar a dança dos municípios do interior e também os países fronteiriços já tendo realizado ações integradoras da dança com a Guiana e Venezuela. Novas parcerias estão à caminho.

O Fórum tem, até o presente momento, como membros participantes, diversos profissionais, grupos, escolas e academias de dança de nossa capital dos mais diferentes estilos e públicos: dança de salão, balé clássico, dança contemporânea, balé moderno, street dance, pop, dança do ventre, dança livre, gospel, jazz dentre diversos outros para crianças, jovens, adultos e Terceira Idade. Profissionais estes que produzem espetáculos, mostras e workshops diversos, além de suas atividades de ensino da dança. São membros integrantes, com seus respectivos nichos de trabalho, os listados abaixo. Vale ressaltar que não estão inclusos abaixo, por se auto-enquadrarem na categoria Danças Populares, os profissionais das quadrilhas e cirandas juninas, já organizadas e agrupadas em uma Federação de Quadrilhas Juninas em Roraima. Nosso Fórum, hoje, é integrado pelos seguintes grupos e escolas de dança:

  • ESCOLA DE DANÇA AURA
  • CHARA GRUPO DE DANÇA
  • GRUPO DE DANÇA LES UNIQUE
  • JM JAZZ STUDIO DE DANÇA
  • BAILLARE ESPAÇO DE DANÇA
  • GRUPO LUMEARTE
  • ACADEMIA DE DANÇAS PASSO A PASSO
  • GRUPO FUSION
  • GRUPO LUZ DA VIDA
  • GRUPO REMIDOS DO REI
  • GRUPO THE MASK
  • ESPAÇO CULTURAL HARMONIA E RITMO
  • STUDIO DE DANÇA LESSIANA ALENCAR
  • GRUPO DE DANÇA BIG DREAM
  • ASDAM – Associação de Dança de Mucajaí
  • GRUPO SALT STREET
  • ASSOCIAÇÃO CULTURAL LOCOMBIA
  • GRUPO ITO TCHIMPEMBE

Estes membros representam seus profissionais professores, coreógrafos, produtores e dançarinos e mostram a diversidade da arte da dança presente e praticada em Roraima. Importante destacar que a participação dos dois últimos grupos, citados na lista acima, torna nosso Fórum internacional já que integra grupos de dança compostos por estrangeiros residentes em Roraima que somam muito com a diversidade artística das culturas de seus países de origem.

Mais sobre o perfil de cada um destes membros-integrantes do Fórum será divulgado em posts específicos e individuais em breve.

Qualquer pessoa, mesmo não sendo do segmento da dança, é bem vinda e pode participar do Fórum desde que tenha interesse e disponibilidade em colaborar para o seu crescimento.

A procura por esta diversidade cultural se amplia anualmente tornando-se sempre necessária a busca por novos conhecimentos, permanentes atualizações, pesquisas e melhorias constantes no perfil e portfólio de cada profissional que atua neste segmento de mercado. Iniciativas essas apoiadas pelo Fórum.  A dança de Roraima está cada vez maior e mais forte e o Fórum trabalha para ser o aglutinador de todo esse potencial criativo. Conheça nosso trabalho com qualquer um de nossos membros-integrantes e junte-se a nós.

Por enquanto é só.

Em breve, muito mais informações sobre nosso rico universo da dança em Roraima.

Um grande abraço para todos e a gente se vê por aqui

Vlw:)

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *