GAVIÃO CABOCLO

 
gavião2

Foto: Márcio Lavôr

Pode chegar a 60 cm de comprimento. O adulto tem cor marrom avermelhado, com a ponta das penas longas das asas e cauda negras. Possui uma faixa branca, estreita, na cauda. Pernas e pele nua das narinas, amarelas. Bico negro e íris marrom avermelhado. Como em outros gaviões, o juvenil é muito diferente. Cores apagadas, cinza amarronzado nas costas e barriga creme, com riscos verticais escuros e uma semi-coleira escura. Sobre os olhos, uma listra clara. A cauda é creme, com finas listras escuras. Faixa larga subterminal negra. Penas longas das asas com listras finas e ponta negra.

Foto: Márcio Lavôr

Foto: Márcio Lavôr

Pode ser observado pousado em cercas, troncos secos ou em cupinzeiros no meio do lavrado e em beiras de estradas. Normalmente vive solitário, porém as vezes reúnem-se em grupos de até 100 indivíduos. Plana bem, pousa sobre árvores ou cercas baixas, para caçar. Freqüentemente caminha pelo chão. Conhecido também como casaca-de-couro (Nordeste), gavião-telha (São Paulo), gavião-fumaça (Mato Grosso) e gavião-tinga (Pará).

O casal se comunica através de um assobio fino, longo e choroso, repetido continuamente. Constrói seu ninho nas árvores de pouca altura ou em palmeiras. O ninho é formado por gravetos revestidos por capim achatado. Põe geralmente um ovo (raramente dois) de cor esbranquiçada e pintado na extremidade mais fina, que é incubado por um período de 40 a 45 dias.

Alimenta-se de várias presas, como pequenos mamíferos, aves, cobras, lagartos, rãs, sapos e grandes insetos. Tem o hábito de seguir incêndios, por isso, em algumas regiões do país e chamado de gavião-fumaça. Voa para a queimada, geralmente pousando em galhos à frente do fogo, ou caminha logo atrás das chamas, às vezes a poucos metros das labaredas. Na parte dianteira do incêndio, apanha os pequenos vertebrados e insetos fugindo da queimada, enquanto na parte posterior come os animais e insetos moribundos ou mortos pelo fogo.

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *