Sarau da Lona Poética traz temática feminista neste sábado (18)

 

Sarau da Lona Poética Feminismo é Preciso

Com o tema “Feminismo é preciso”, a edição junina do Sarau da Lona Poética vai trazer poesia, música e artes visuais para discutir a violência contra a mulher. O encontro vai acontecer neste sábado, 18 de junho, e terá como convidadas especiais a poeta Elimacuxi, autora do livro “Amor para quem odeia”, e a artista visual Denyse Petriciane.

Alunos da disciplina História da Arte 4, do curso de Artes Visuais da UFRR, vão expor cartazes e obras abordando momentos importantes protagonizados  por mulheres. Também haverá sessão de autógrafos do livro cartonero “Carrossel Agalopado”, da poeta Zanny Adairalba.

“A luta contra o machismo passa pelo empoderamento das mulheres. A poesia e a arte são fundamentais nesse contexto pois através delas temos voz e garantimos espaço para nos afirmarmos como pessoas plenas de direito e merecedoras de respeito. Em tempos tão violentos, apontar a arte contra a misoginia, a homofobia, a transfobia e todos os demais preconceitos e formas violentas com que a sociedade tem nos tratado significa empunhar armas poderosas para lutar em defesa dos direitos humanos”, afirma Elimacuxi.

“O tema desta edição foi escolhido para, usando a linguagem da arte, dar a nossa colaboração nas discussões sobre o feminismo e o pensamento patriarcal que domina a nossa sociedade. Esperamos que homens e mulheres afinados ou não com esta discussão apareçam e que a noite ajude a ampliar seus horizontes”, afirma Zanny Adairalba, articuladora do coletivo e uma das organizadoras do sarau.

O Sarau da Lona Poética será realizada no prédio da União Operária, avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro de Boa Vista. As atividades começam às 19h30, com entrada gratuita. A realização é do Coletivo Caimbé, com apoio da Universidade Federal de Roraima.

AS CONVIDADAS   Elimacuxi é poeta, colaboradora frequente do Coletivo Caimbé e atua também como professora de história e crítica de arte no curso de artes visuais da UFRR. Além do livro Amor para quem Odeia, seus poemas podem ser lidos no blog www.elimacuxi.blogspot.com.br.

Denyse Petryciane é, além de artista visual e estudante universitária, profissional da área de saúde. Preocupada com os índices recordistas de violência contra a mulher no Estado de Roraima, tem desenvolvido trabalhos artísticos em diversas linguagens sobre o mesmo tema. São esses trabalhos que a artista exporá durante o Sarau.

AUTÓGRAFOS – A poeta Zanny Adairalba fará no sarau uma sessão de autógrafos do livro “Carrossel Agalopado”, sua mais recente obra. “É uma obra que retrata a alma nordestina, a vida do homem sertanejo, com suas paixões e anseios, suas andanças e aflições, mas principalmente as belezas culturais e a força de um povo guiado pela esperança e pela fé”, afirma.

O livro foi confeccionado de forma artesanal pelo selo independente Maricota Cartonera, lançado pela própria autora e inspirado no movimento cartonero, surgido na Argentina em 2001.  As capas são de papelão e foram pintadas e costuradas à mão. Os exemplares estarão à venda por R$ 20,00.

 

A LONA – O Sarau da Lona Póetica é um encontro de poesia, artes visuais e música realizado mensalmente pelo Coletivo Caimbé, grupo que atua desde 2009 promovendo ações na área da literatura e artes integradas. O evento é atualmente o único do gênero em Roraima, sendo realizado de forma itinerante e com entrada franca e aberta a todas as idades. O trabalho pode ser conferido no blog www.caimbe.blogspot.com.br, no facebook.com/coletivocaimbe e notwitter.com/coletivocaimbe.

 

Serviço

Sarau da Lona Poética “Feminismo é preciso”

Onde: União Operária, avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro.

Quando: 18 de junho (sábado), às 19h30.

Quanto: Entrada franca.

 

Blog: www.caimbe.blogspot.com.br
Twitter: www.twitter.com/coletivocaimbe
Fan page: www.facebook.com/coletivocaimbe

Edgar Borges (95) – 99111 4001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *