You are currently viewing 17 ANOS DE HISTÓRIA | Aniversário da Academia de Polícia Integrada é marcada por homenagens
Compartilhe

No dia 20 de setembro de 2004, a lei complementar n° 77/2004 criou a Academia de Polícia Integrada, em substituição ao antigo Issec (Instituto Superior de Segurança e Cidadania), criado em 2001. No ano seguinte, também por meio da lei complementar n° 091/2005, o espaço passou a se chamar APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago).

Desde a sua criação, a instituição vem formando, capacitando e especializando profissionais integrantes do sistema de Segurança Pública e Defesa Social de Roraima. Para comemorar a data, o Governo de Roraima promoveu uma solenidade de formatura especial de aniversário.

Ao longo da celebração, foram feitas homenagens ao governador Antonio Denarium e à primeira-dama, Simone Denarium; à parlamentares federais, estaduais e representantes do Ministério Público; instituições de Segurança Pública; servidores e colaboradores da APICS e ex-diretores da academia. O Coronel Márcio Santiago de Morais, que dá nome à instituição, também foi homenageado.

O chefe do Executivo estadual ressaltou que a academia é um sonho dos profissionais que já passaram pelos treinamentos da academia e destacou os cursos de formação realizados para mais de 400 policiais militares e 444 policiais penais, além de cursos para promoção de oficiais da PMRR (Polícia Militar), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militares), da PCRR (Polícia Civil de Roraima) e de outras forças de segurança realizadas na APICS, pela atual gestão.

“É o Governo do Estado fazendo os maiores investimentos da história de Roraima, na formação das nossas forças de segurança”, complementou.

NÚMEROS DE FORMANDOS

Durante seus 17 anos de história, a APICS realizou o total de 441 cursos de formação. Destes, formaram-se 6.557 policiais militares, 1.604 bombeiros militares, 3.754 policiais civis, 192 agentes de trânsito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), 1.012 guardas municipais de Boa Vista, Mucajaí e Bonfim e 52 policiais rodoviários federais.

Além disso, 122 militares do Exército Brasileiro, 121 militares da Força Aérea Brasileira; 324 Militares da Polícia do Exército; 873 agentes comunitários de segurança; 58 membros da Secretaria Municipal de Trânsito de Boa Vista; 74 policiais federais e 361 policiais penais da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) foram formados na APICS. No total, 15.104 policiais de todo o Brasil já passaram pelos cursos ali ministrados.

Texto: Ayan Ariel
Foto: Ederson Brito

Deixe um comentário