You are currently viewing AGRICULTURA FAMILIAR | Produtores discutem com o Governo ações do PAA-RR
Compartilhe

Representantes das associações e cooperativas da Agricultura Familiar de Roraima estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 7, com o secretário Emerson Baú, da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação). No Encontro, foram discutidas ações do PAA-RR (Programa Estadual de Aquisição de Alimentos).

Para o secretário Emerson Baú, o PAA-RR é uma das prioridades do governo de Antonio Denarium no desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, “Nossa responsabilidade é enorme e o empenho do Governo de Roraima é igualmente constante nesse trabalho. Nosso desafio, em 2022, também é plantarmos 1500 hectares de milho em Roraima. E o Governo do Estado vai entrar com todo apoio a produção, desde o calcário, insumo, sementes e fertilizante”.

A coordenadora do projeto, Yoná Sampaio, instruiu as cooperativistas e associações habilitadas nas ações do PAA-RR: “O intuito do encontro é ajustarmos a execução do programa com os representantes, conferindo contratos, tabela de preço, qualidade dos produtos, dias de entrega e horário, pesagem, mão de obra, notas fiscais e controladoria, trabalhando de forma justa e transparente”.

Yoná reforçou que os produtos são comprados das cooperativas pelo Governo do Estado, que doa os alimentos para escolas e associações sem fins lucrativos: “Além das escolas, instituições que oferecem condições de dignidade às pessoas em vulnerabilidade social como a Anjos de Luz, Desígnio de Deus, Dente de Leite, e outras também que recebem frutas, hortaliça, grãos, poupas, legumes, verduras, além de alimentos agroecológicos frescos e saudáveis”.

O agricultor Antônio de Castro comentou sobre a importância da PAA-RR em Rorainópolis: “Este projeto é uma grande conquista e realização que o Estado propôs valorizando o produtor rural, atendendo toda a demanda de alimentos”.

INSCRIÇÕES

Quem estiver interessado em participar do programa pode entregar os documentos necessários, diretamente na CPL (Comissão Permanente de Licitação), que fica localizada na Av. Nossa Senhora da Consolata, n° 472 – Centro, das 7h30 às 13h30. Para obter as informações, quanto às documentações exigidas, os interessados devem baixar o edital no site www.cpl.rr.gov.br, ou solicitado pelo e-mail cplroraima@gmail.com.

COMO FUNCIONA O PAA-RR

O Programa Estadual de Aquisição de Alimentos de Roraima (PAA-RR) foi instituído pela Lei n° 936 de 3 de dezembro de 2013 e regulamentado pelo Decreto n° 29.069-E de 28 de julho de 2022, objetivando fortalecer a agricultura familiar e indígena, promovendo sua inclusão econômica e social e a produção com sustentabilidade.

O programa também pretende promover o acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O PAA-RR também pretende fazer o abastecimento alimentar, que compreende as compras governamentais de alimentos, incluída a alimentação escolar, fortalecendo as redes de comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e indígena e o associativismo e o cooperativismo.

Texto: Michel Sales
Foto: Ascom/Seadi

Deixe um comentário