You are currently viewing APP ZERA FILA RR | Governo lança aplicativo para cadastrar pacientes que aguardam cirurgia
Compartilhe

Com o objetivo de prestar uma saúde cada vez melhor para a população, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), está colocando em prática mais uma medida importante para acelerar a retomada das cirurgias eletivas. Trata-se do App “Zera Fila RR”, um aplicativo criado para possibilitar o recadastramento de pacientes que aguardam por algum procedimento cirúrgico e identificar o número exato de demandas da fila única de cirurgias.

O aplicativo, instituído por meio da Portaria Nº 3597, está disponível na loja virtual Play Store, para celulares Android, e em fase de homologação, para a versão IOS, a ser disponibilizada em breve.

O APP será uma ferramenta fundamental para organizar o fluxo de pacientes na fila de cirurgias, pois o recadastramento eliminará a duplicidade de informações e possibilitará a atualização do banco de dados da central de regulação da CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação, Auditoria e Controle), que coordena a fila única.

O recadastramento já pode ser feito e seguirá até o dia 6 de dezembro, para que o usuário atualize suas informações no APP.  A proposta é possibilitar à CGRAC o acesso às informações concretas de quais pacientes aguardam por uma cirurgia.

Usuário que aguarda por procedimento deve se cadastrar no aplicativo

O recadastramento será feito pelo próprio usuário que precisará ter em mãos os documentos de identificação e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), para preencher um breve cadastro para acessar o Zera Fila pela primeira vez. Uma vez logado no sistema, é possível ter acesso às informações referentes ao procedimento. A finalidade é que o paciente confirme que ainda está aguardando pela realização da cirurgia.

De acordo com a coordenadora da CGRAC, Mayara Bianca Carneiro, o aplicativo será um meio de comunicação direta entre a Sesau e o usuário. “O objetivo é realizar o recadastramento e obter o número real de pessoas que estão na fila e que aguardam por cirurgias eletivas, além de evitar a duplicidade ou inconsistência de informação, dando mais transparência e agilidade ao processo de trabalho”, ressaltou a coordenadora.

“Nós precisamos garantir que, a partir do momento em que for definida a retomada, os procedimentos ocorram de forma integral e completa, sem correr o risco de sofrermos imprevistos, e é por isso que esta etapa faz parte do planejamento. A segurança na retomada é uma prioridade do Governo do Estado e, aliado ao fôlego que estamos tendo agora, com a amenização dos impactos da pandemia, vamos fazer essa atualização da fila única por meio de um aplicativo”, esclareceu o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.

Texto: Lucas Sechi
Foto: Ascom/Sesau

Deixe um comentário