You are currently viewing AQUI TEM OBRA | Governador assina ordem de serviço para asfaltar estrada no Cantá
Compartilhe

O governador Antonio Denarium assinou, na manhã desta sexta-feira, dia 10, a ordem de serviço para asfaltamento da estrada Tronco/ Malacacheta, região que dá acesso ao Taboca. Serão 11 quilômetros que receberão asfalto, com recursos do governo de Roraima, frutos de indicação via emenda parlamentar do deputado federal Jhonatan de Jesus e do senador Mecias de Jesus. A obra vai beneficiar as comunidades indígenas de Canaunim, Tabalascada, Malacacheta, a região do Taboca e Bonfim.

O governador Antonio Denarium disse que o programa Aqui Tem Obra é o maior projeto de asfaltamento de estradas da história de Roraima.

“Estamos asfaltando em vicinais que dão acesso a 14 localidades diferentes. E hoje, estamos assinando a ordem de serviço para o asfaltamento da estrada que interliga o Cantá sentido comunidade indígena Malacacheta e o Taboca, e vamos chegar com o asfalto na Vila Vilhena valorizando todos os produtores dessa região. É o Governo do Estado construindo novas pontes, galerias de concreto, recuperando estradas vicinais, asfaltando estradas, valorizando toda a região e facilitando a vida do produtor, facilitando o direito de ir e vir, o transporte escolar. É o Governo trabalhando e apoiando quem trabalha e produz”, garantiu o governador.

Satisfeito com a assinatura da ordem de serviço, o prefeito André Castro destacou a parceria que vem realizando com o Governo em várias frentes de trabalho dentro no município. O prefeito ficou mais feliz ainda com o anúncio feito pelo governador sobre o projeto que já está sendo elaborado, e já tem os recursos garantidos para asfaltar mais 20 quilômetros dentro do município.

“Aqui é uma região extremamente produtiva. Temos produção de peixe, de tomate, banana, pimenta, entre outros produtos. É um marco histórico o governo fazendo o asfaltamento dessa vicinal. Temos obras de pontes, de estradas vicinais. Aqui tem obra e o nosso povo agradece”, disse o prefeito André Castro.

O secretário da Secretaria de Infraestrutura, Edilson Lima lembrou que o Estado tem uma malha viária grande, que são mais de dez mil quilômetros de estradas vicinais, e mais de quatro mil pontes.  Ainda segundo Edilson, o Estado está dando esse apoio, pois entende que o produtor precisa de estrada e que os municípios, infelizmente, não conseguem dar trafegabilidade e manutenção em todos esses elementos.

“Então o Estado está dando esse apoio, pois entende que o produtor precisa de sua estrada trafegável, de sua ponte para poder ir e vir. O governador é bem sensível a essas questões. Além disso, temos o apoio dos parlamentares das bancadas federal e estadual”, frisou.

A presidente da Câmara de Cantá, vereadora Roberta Peixoto destacou que a obra é esperada há muitos anos pelos moradores. “É uma obra esperada, principalmente pelos moradores da região do Taboca. Agora estamos sendo contemplados com a assinatura da ordem de serviço do Governo do Estado que vai beneficiar vários moradores da localidade com uma obra de suma importância para os que precisam da estrada para escoar a sua produção”, ressaltou a presidente.

O tuxaua da Malacacheta, José Ailton falou alegre sobre as melhorias que terão com a estrada pavimentada.  “A expectativa é grande. A pavimentação vai acabar com os atoleiros. É uma alegria receber essa obra tão importante para nossa comunidade. Vamos ver o desenvolvimento da região e das nossas comunidades. Produzimos farinha e vamos produzir grãos com o apoio do Governo do Estado. Teremos como escoar essa produção com facilidade”, disse.

A estudante de Administração e moradora da comunidade Malacacheta, Gleiciely Souza, explicou que como estudante, tem que usar com bastante frequência para ir para a faculdade.

“Ficamos muito feliz e agradecemos ao governador por essa obra que será feita aqui na região. A gente tem muita dificuldade de acesso à cidade por conta dos buracos, de lama no inverno, além do prejuízo com os carros. Com o asfalto, nosso sacrifício vai acabar e vai melhorar muito a nossa vida”, comemorou.

O produtor Rômulo Amorim, morador da vicinal Cercadinho, município de Bonfim que faz limite com o Taboca explicou a importância da obra.

“A importância dessa estrada é incalculável. Esse trecho aqui era horrível para se andar e ela sendo concluída, vai acabar o pesadelo de quem mora aqui, e de quem mora lá na ponta. Tudo vai melhorar. Vai melhorar para quem produz, para quem tem Van de transporte, para quem tem ônibus, combi, todo mundo tem que viver e viver bem. O trabalho do governador Denarium é muito bom”, parabenizou.

OUTRAS OBRAS NO CANTÁ – O município do Cantá vai receber no total a manutenção de  647,9 Km de estradas e o conserto de 41 pontes.

Um dos maiores projetos é a recuperação de 62 km de estrada que liga a região da Serra Grande 2 a Confiança III.  Essa via é utilizada para escoamento dos polos de produção da agricultura familiar da região e será asfaltada. Estão sendo executados na estrada os serviços de implantação de bueiros, galerias de concreto e a substituição de pontes de madeira existentes na localidade. O Governo do Estado está investindo mais de R$ 2,8 milhões nesta obra em recursos próprios.

Outra obra em execução é a reconstrução de uma ponte de 25 metros localizada na estrada do Jacamin, região que dá acesso às comunidades do Taboca e Cercadinho.

Texto: Vânia Coelho
Foto: Ederson Brito

Deixe um comentário