You are currently viewing AVANÇO NA SAÚDE | “Um legado para Roraima”, afirma governador durante entrega do novo HGR
Compartilhe

O maior e mais bem equipado hospital de Roraima foi entregue à população nesta sexta-feira, dia 11, em solenidade que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do governador Antonio Denarium.

O novo Hospital Geral de Roraima tem 120 leitos de enfermaria, 40 leitos de UTI e 10 salas no Centro Cirúrgico com capacidade para realizar mais de 100 cirurgias por dia. E leva o nome do ex-governador José de Anchieta Junior.

Durante a entrega do novo anexo, o ministro Marcelo Queiroga, destacou a importância da unidade não só para o Estado, mas também para toda a região Norte.

“Hoje temos essa unidade que foi ampliada, com estruturas muito modernas para realizar atendimentos de urgência, atender as demandas das cirurgias eletivas, terapia intensiva e suprir uma lacuna aqui do estado de Roraima e também da região Norte do Brasil. Portanto, é uma referência para o país como um todo”, afirmou.

Para o governador Antonio Denarium, com esse reforço importante para a saúde de Roraima, a população ganha um legado e passará a sentir toda a diferença nos próximos dias.

“Ao assumir o Governo de Roraima, em dezembro de 2018 como interventor federal, a minha prioridade foi regularizar as pendências para que a obra fosse retomada e concluída. Todo o projeto teve que ser refeito e adequado aos padrões de um hospital”, destacou o governador.

O novo prédio permitirá uma integração no fluxo de atendimento das unidades, incluindo diagnóstico por imagens, hemoterapia, banco de sangue e radioterapia, facilitando o acesso da população aos serviços, sem necessidade de deslocamento.

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, pontua que a entrega da obra simboliza a realização de um sonho iniciado pela atual gestão em 2019, e que trará benefícios para a população.

“Não negamos que sofremos muito em 2019, quando pegamos o Estado quebrada, falido, desestruturado, e agora, com pouco mais de três anos de gestão, nós podemos dizer que devolvemos aquilo que foi um sonho de toda uma sociedade junto ao governador Antonio Denarium, e eu garanto que nós teremos atendimento de muito mais qualidade. Nós acabaremos com essas narrativas de que não sabemos fazer gestão. Pelo contrário, nós sabemos e fazemos, e nós fazemos entregas, que mais importante que promessas”, enfatizou.

Presente na solenidade, a deputada federal Shéridan Oliveira resgatou o projeto do ex-governador José de Anchieta ao iniciar a construção do Bloco E. “Foi uma semente plantada que hoje, mesmo depois de anos, está pronta e entregue para a população. Um sonho que se tornou realidade e melhor ainda, vai mudar a saúde pública no nosso Estado, com um serviço de melhor qualidade e infraestrutura adequada”, disse.

INFRAESTRUTURA DE PRIMEIRA QUALIDADE

Presente na solenidade de inauguração do novo HGR, o secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, destacou que o projeto inicial da unidade não tinha um modelo físico adequada, precisando ser refeito do zero pela pasta.

“Logo em 2019, o governador Antonio Denarium pediu prioridade nesta obra. Readaptamos o projeto incluindo sistema de climatização, rampas de saída de emergência, grupos de geradores, sistema de gases medicinais. Projetos vitais que não estavam contemplados e hoje entregamos um hospital de alto padrão de qualidade”, ressaltou.

Além disso, o sistema de refrigeração na nova área do HGR, vai muito além de proporcionar conforto aos pacientes. O sistema utilizado tem a potência necessária para climatizar diversos ambientes, com versatilidade e economia de energia. E, é comprovado que unidades que possuem ambientes mais confortáveis, do ponto de vista térmico e da qualidade do ar, podem diminuir a estadia do paciente, junto com os custos de operação.

“Esse sistema de climatização conta com diversas vantagens como, alta eficiência energética, economia no consumo de energia, sistema de controle microprocessado, que permite o gerenciamento por zona”, complementou o secretário.

NOVOS EQUIPAMENTOS

Para acelerar as cirurgias neurológicas, foram adquiridos dois equipamentos de imagem tridimensional, os Neuronavegadores, que possibilitam a realização de cirurgias com maior precisão e segurança.

Além de aparelhos de anestesia, ultrassonografia, torres de videolaparoscopia, monitores multiparâmetro, desfibriladores, coloscópios, ventiladores de transporte, camas elétricas, mesas cirúrgicas, focos auxiliares.

E ainda, sistema de vídeo laparoscópico, bombas de infusão, colposcópio com braço pantográfico, oxicapnógrafo, capnógrafos, aspirador de vapores, garrote pneumático eletrônico/manual, bombas de infusão, monitores multipâmetro, litotriptor intracorpóreo, mesas cirúrgicas, camas para obesos entre outros equipamentos.

Governo reforça a saúde com contratação de mais de 5 mil profissionais

Ao longo do ano, o Governo do Estado contratou cerca de 5 mil profissionais, ou seja, mais de 90% de todos os candidatos aprovados nos processos seletivos foram chamados e estão atuando nas unidades da rede estadual de saúde e também na ampliação das cirurgias eletivas.

Para a realização das cirurgias eletivas, médicos de diversas especialidades foram contratados, logo no primeiro mês do ano, entre eles: médico Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, médico Especialista em Cirurgia Geral, médico Especialista em Cirurgia Plástica, médico Especialista em Cirurgia Torácica, médico Especialista em Cirurgia Vascular, médico Especialista em Clínica Médica.

Texto: Minervaldo Lopes e Sueda Marinho
Foto: Secom-RR

Deixe um comentário