You are currently viewing COMBATE À PESTE SUÍNA | Aderr realiza curso prático de sorologia em suínos
Compartilhe

A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) realizou treinamento prático para coleta de material para sorologia em suínos, visando o trabalho de estudos da Peste Suína Clássica no Estado. O treinamento envolveu todos os fiscais dos 15 municípios, além de técnicos da Agência.

Foi coletado sangue de cerca de 50 animais, que depois será analisado em laboratório para constatar a presença ou não da doença. Depois desse treinamento o próximo passo é dar início à sorologia efetivamente, conforme informou o chefe do programa de Suinocultura do Estado, Murilo Dias.

O curso foi ministrado pelo professor e fiscal agropecuário federal Guilherme Takeda, que repassou aos participantes a capacitação necessária para preparar todo corpo técnico para fazer a sorologia, que acontecerá em todo estado, nos meses de agosto e setembro.

O que é peste suína clássica?

É uma doença causada por um vírus, que acomete suínos (porcos e javalis) e é altamente contagiosa. Os sintomas são febre alta, lesões avermelhadas na pele e alta mortalidade. Os animais ficam amontoados, têm falta de apetite e fraqueza, conjuntivite, podendo ir a óbito em 5 a 14 dias, após o início da doença.

Na sua forma crônica, os suínos têm apetite irregular, febre e diarreia, além de recuperação aparente, com recaída posterior e morte. O animal com a PSC tem problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio). Os leitões ao nascerem são fracos e debilitados.

Orientação ao Produtor

O presidente da Aderr, Kelton Lopes, chama atenção dos produtores para que adquiram reprodutores de GRSC (Granjas de Reprodutores Suídeos Certificadas), certifiquem-se de que animais comprados sejam de rebanhos saudáveis, sempre transite com os suínos acompanhados da GTA (Guia de Trânsito Animal).

“É importante não alimentar os suínos com restos de alimentos, controlar a entrada de veículos e pessoas na propriedade, além de manter o cadastro atualizado junto ao Serviço Veterinário Oficial. Qualquer informação ligue para o telefone da Aderr: 0800952476”, enfatizou Kelton.

Plano Estratégico

No Plano Estratégico Brasil Livre da Peste Suína Clássica, criado pelo Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), as ações foram regionalizadas com o objetivo de englobar diferentes realidades socioeconômicas, ambientais e epidemiológicas, Roraima pertence a Região III, onde não há registro de ocorrência da PSC nos últimos 15 anos.

O objetivo do Plano Estratégico é erradicar a PSC na Zona não Livre (ZnL) do Brasil, reduzindo as perdas diretas e indiretas causadas pela doença e gerando benefícios pelo status sanitário de país livre da doença.

A contaminação é de alto grau de disseminação nos suínos, mas não oferece risco à saúde humana, nem a outras espécies de animais. Ela afeta tanto os porcos domesticados quantos os asselvajados.

Escrito por Elias Venâncio

Foto Ascom-Aderr

Deixe um comentário