You are currently viewing CONTRA A COVID-19 | Governo imuniza mais de 98% da população carcerária de Roraima
Compartilhe

Mais uma etapa da Campanha de Imunização contra a covid-19 foi concluída. Graças ao trabalho integrado entre Sesau (Secretaria de Saúde) e Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), 2.625 internos do sistema prisional receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 antes do prazo previsto para o fim do trabalho, em menos de uma semana.

Antes da ação de vacinação ocorrer nas três Unidades havia a estimativa geral que contemplava também os detentos em regime semiaberto, porém foi identificado que eles já foram imunizados com a primeira dose em um dos pontos de vacinação da Capital anteriormente por isso a meta real de alcance foi de 2.663 reeducandos, com alcance de mais de 98% do previsto para ser vacinado.

A ação de imunização que começou na segunda-feira, 2, imunizou 1.750 detentos na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), 688 na Cadeia Masculina e 187 reeducandas da Cadeia Feminina. A previsão era concluir o trabalho no domingo, mas com o empenho das equipes de saúde e de segurança, os reeducandos foram atendidos de forma rápida e organizada.

“É a parceria entre as Secretarias mostrando que podemos fazer muito mais desempenhando um trabalho integrado. O nosso governo tem o dever de garantir que toda a população de Roraima tenha acesso à saúde, e estamos cumprindo esse objetivo com eficiência mais uma vez”, destacou o governador Antonio Denarium.

A imunização da população privada de liberdade ocorreu nas alas dentro de cada Unidade. Houve integração também entre as equipes de saúde da Sesau e agentes de saúde do próprio sistema prisional.

“Nós disponibilizamos o quantitativo de doses necessário para que todo o público carcerário fosse contemplado, porque é o que a Sesau vem fazendo desde o primeiro recebimento do Ministério da Saúde, garantindo um repasse seguro de vacinas para que elas cheguem o mais rápido possível no braço de quem precisa”, reforçou o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.

Essa etapa da Campanha tinha previsão de conclusão até este final de semana, mas como destaca o secretário da Sejuc, André Fernandes, foi concluída antes do esperado, o que deve favorecer a retomada das visitas dos familiares.

“É um público de total responsabilidade do Estado, uma vez que se encontram privados de liberdade, e nós não podemos deixar a pandemia afetar o sistema prisional. Nesse momento nós estamos mais tranquilos quanto a isso porque, conseguimos fazer com que todos os internos das Unidades fossem imunizados em tempo recorde”, complementou.

Profissionais da força de segurança também estão imunizados

Em todo o Estado foram aplicadas, até o momento, 327.028 vacinas contra a covid-19, sendo 246.345 de primeiras doses, 71.112 de segundas doses e 9.571 doses únicas.

Dentro do grupo dos funcionários do sistema de privação de liberdade, 254 foram vacinados com primeira dose, e destes, 10 tomaram a dose de reforço do imunizante contra a doença.

Escrito por Lucas Sechi

Foto Ascom/Sesau

Deixe um comentário