You are currently viewing DIA DO ENFERMEIRO | Profissionais exercem papel fundamental no enfrentamento da covi-19
Compartilhe

Nos últimos meses, desde quando o mundo inteiro passou a direcionar esforços para evitar as consequências da pandemia causada pela covid-19, os profissionais de saúde têm desempenhado um papel importantíssimo no trabalho de enfrentamento da doença. E os enfermeiros estão entre os heróis da saúde que têm atuado com bravura na linha de frente da guerra contra o novo coronavírus. Essa dedicação especial é celebrada em 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem ou Dia do Enfermeiro.

De acordo com a enfermeira Márcia Almeida Figueiredo, que integra a equipe do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), a enfermagem tem função direta e indireta na assistência fundamental para a unidade desde o começo da pandemia. “Muitos dos protocolos criados no HGR para o combate e controle da disseminação do novo coronavírus e maior atenção ao paciente, foram encabeçados pela enfermagem. Uma grande guerra quase que inimaginável, porque tudo estava sendo elaborado para uma doença desconhecida e que, até então, não acometia os seres humanos e o HGR se tornou referência por planejar tudo isso desde o primeiro momento”, reforçou.

Em Roraima, os servidores da saúde estão entre as categorias que têm sido prioridade para o Governo do Estado. Em abril deste ano, a aprovação do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) unificado dos servidores da saúde garantiu um reajuste salarial de 43% para todas as categorias da saúde pública estadual, uma demonstração de reconhecimento e valorização dos servidores.

Para a diretora do HGR, médica Débora Maia, o enfermeiro desempenha papel importante no cuidado com o paciente. “O Dia do Enfermeiro é uma das conquistas mais do que merecidas para essa classe de profissionais que são o braço direito dos médicos. São os enfermeiros que cuidam das demandas dos pacientes, eles auxiliam no acompanhamento dos casos e, por isso, devem ser da total confiança do médico, ou da médica. Sem falar que, mesmo com todo o esforço redobrado que a pandemia nos exigiu, eles têm desempenhado o papel que lhes cabe de forma excepcional”, complementou a diretora.

Semana da Enfermagem promove atividade extra

Na Semana da Enfermagem, de acordo com André Eduardo Moreira, um dos enfermeiros organizadores, os servidores da enfermagem contam com música ao vivo, café da manhã e massagem relaxante. “A data não poderia passar em branco, por isso, realizamos essa programação hoje aqui no HGR. Iniciamos com o culto ecumênico e ao longo da semana teremos outras atividades para homenagear essa turma que tem feito o seu melhor pela saúde roraimense”, reforçou.

Texto: Ascom/Sesau
Fonte: Ascom/Sesau

 

Deixe um comentário