You are currently viewing É OURO! | Estudante roraimense é campeã mundial de boxe estudantil
Compartilhe

A estudante Rafaela Marques Silva, de 17 anos conquistou medalha de ouro durante os Jogos Estudantis na Gymnasiade, maior evento esportivo escolar do planeta realizado na região da Normandia, na França, título que consagra o amor da jovem pelo boxe.

O caminho até o título na categoria até 60 kg teve três lutas, contra atletas da Turquia e Ucrânia. Na final, a roraimense derrotou a representante do Cazaquistão.

A conquista é inédita para o desporto escolar de Roraima e foi muito comemorada pela atleta, que contou com o apoio do Governo de Roraima na trajetória que antecedeu o ouro na França, como a disputa do Campeonato Brasileiro da modalidade.

Aluna do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Militarizada Professora Maria dos Prazeres Mota, a jovem promessa que participou de competições nacionais, agora conquistou o primeiro título internacional.

“Foi uma emoção muito grande chegar ao primeiro lugar e esse momento vou guardar pra sempre na lembrança porque foi uma vitória suada, com treinos bem puxados e um ritmo intenso. Em primeiro lugar agradeço a Deus que e à minha família que me apoia desde o início da minha trajetória, agradeço também aos meus professores e amigos de escola que me ajudaram com os estudos. Quero agora descansar e quando voltar para Roraima festejar com meus amigos”, disse a jovem.

A COMPETIÇÃO

A Gymnasiade é a competição que reúne estudantes-atletas de todo o mundo, o evento esportivo é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

Este ano, a competição tem a participação de 3.399 estudantes-atletas de 69 países, em 20 modalidades durante os nove dias de evento.

Além da Rafaela, a delegação da CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) conta com 345 integrantes (atletas, técnicos, árbitros e equipe médica). É a maior delegação da competição com 230 estudantes-atletas, de 22 estados competindo em 18 modalidades.

AS MODALIDADES

Tiro com arco, atletismo, badminton, basketball 3×3, vôlei de praia, boxe, dança esportiva [breaking], esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô. orientação, rugby 7, natação, tênis de mesa, taekwondo, wrestling, para atletismo, para judô, para natação.

A NORMANDIA

Como um dos territórios mais famosos do mundo, Normandia não é apenas conhecida por sua história, monumentos culturais em várias cidades e, claro, sua gastronomia, também é conhecida por sua visão esportiva. Um quarto de sua população tem menos de 20 anos e a região é voltada para a juventude.

As competições acontecem nas cidades de Caen, Deauville, La Havren, Pont Audamer, Rouen, Val de Reuil, Grandville & Radon e Montivilliers.

Texto: Lidiane Oliveira e Ricardo Amaral
Foto: Divulgação

Deixe um comentário