You are currently viewing EDUCAÇÃO INDÍGENA | Concurso público acontece neste domingo e movimentação é tranquila nos locais de prova
Compartilhe

“Este concurso é um sonho. Me preparei e estou ansioso pela prova. Espero ter êxito”, declarou Márcio Romualdo da Silva, professor de Geografia que atua há oito anos no quadro temporário, no município de Uiramutã.

Neste domingo, 20, ele e mais de 2.700 candidatos participam das provas do Concurso Público específico e diferenciado para professores indígenas promovido pelo Governo do Estado. O certamente era aguardado há 15 anos pelos docentes.

“Estamos realizando mais uma importante ação para a Educação do Estado. Trabalhamos intensamente para que este concurso fosse realizado. Em breve teremos novos professores indígenas no quadro efetivo, o que representa um grande avanço para Roraima”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

Nas sete escolas da Capital onde estão sendo aplicadas as provas, a movimentação é tranquila. Os professores chegaram cedo para identificar as salas e todos os protocolos de segurança em saúde foram seguidos.

As escolas também prepararam ambientes para acolher familiares e acompanhantes dos candidatos indígenas que estão com crianças pequenas e bebês de colo em fase de amamentação.

Foram registrados 2.707 inscritos e estão sendo ofertadas mil vagas com Cadastro Reserva para cargos de Nível Médio e Superior com salários que variam entre R$ 3.004,80 e R$ 3.782,94, ambos com jornada de trabalho de 30 horas semanais. Também estão sendo ofertadas 36 vagas para PcD (Pessoa com Deficiência).

“Estamos muito felizes com esse concurso, é uma vitória para os povos indígenas. Serão mil professores que vão efetivar sua vida profissional e que terão uma segurança financeira maior, fazendo parte do quadro efetivo do Estado. Agradecemos a todos que compareceram para fazer a prova hoje.”, destacou Gleide Almeida, chefe da Divisão de Educação Escolar Indígena da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Texto: Mágida Azulay Khatab
Foto: Ayla Grandez

Deixe um comentário