You are currently viewing FEIRA DE CIÊNCIAS | 200 anos da Independência do Brasil será o tema da 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Compartilhe

O tema escolhido pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2022, foi “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e inovação no Brasil”, em homenagem aos 200 anos da declaração da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.

Em Roraima, professores e orientadores já podem trabalhar o tema junto aos estudantes em sala de aula, com a elaboração de trabalhos, pesquisas e projetos científicos. Para este ano, a previsão é de que a tradicional Fecirr (Feira de Ciências Estadual de Roraima), que está em sua 29ª edição, ocorra no segundo semestre do ano, de forma presencial.

“A participação de estudantes em feiras de ciências é muito importante, pois eles podem desenvolver conhecimentos de iniciação científica. Também é muito importante porque proporciona a troca de saberes entre os estudantes dos diferentes níveis escolares”, disse Gisele Oliveira, integrante da comissão organizadora da Fecirr.

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas também podem concorrer no Concurso de Desenho, para escolher a identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os interessados podem encontrar todas as informações no site www.gov.br/mcti. Os desenhos devem ser inscritos até o dia 30 de abril.

O concurso será dividido em duas etapas. Na primeira, serão escolhidos 10 desenhos, e na segunda fase serão submetidos à votação popular. O vencedor ganha uma passagem para participar da cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília (DF), com direito a acompanhante.

EM 2021, FEIRA DE CIÊNCIAS DE RORAIMA OCORREU DE FORMA VIRTUAL

No ano passado, em razão das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a 28ª edição da Fecirr foi realizada de forma inédita e ocorreu de maneira virtual, com a parceria do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima).

A I Feira Virtual de Ciências de Roraima teve como tema a “Pesquisa e Inovação em Roraima”, e foi realizada no período de 24 a 26 de novembro, por meio de uma plataforma digital, que contou com 100 projetos científicos inscritos e mais de 3.100 acessos nos três dias de evento.

Em uma plataforma interativa, alunos e professores apresentaram seus projetos em formato de vídeos, relatórios de pesquisa, banners e diário de pesquisa (diário de bordo). Foi possível assistir palestras, visitar exposição de trabalhos e a Comissão Avaliadora pôde analisar os projetos de maneira on-line, em um ambiente dinâmico e interativo.

“A I Feira Virtual foi uma experiência diferente e inovadora. Professores e estudantes superaram desafios e apresentaram projetos criativos e interessantes dentro do tema proposto. Para 2022, esperamos realizar a tradicional Feira de Ciências no Parque Anauá, de forma presencial, com a exposição dos trabalhos realizados pelas nossas escolas” pontuou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

Texto: Gabriel Cavalcante
Foto: Ascom/Seed

Deixe um comentário