You are currently viewing JANEIRO BRANCO | Coronel Mota realiza sensibilização para servidores e pacientes
Compartilhe

Janeiro é o mês dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental. Por isso, na Clínica Especializada Coronel Mota, o cuidado e atenção com a saúde mental está sendo fortalecido essa semana, por meio de atividades voltadas para servidores e pacientes da Unidade.

Nesta quarta-feira, 5, profissionais da equipe de psiquiatria da unidade realizaram um momento de descontração para pacientes que aguardavam o atendimento, com muita música e mensagens de conforto e incentivo ao realizar a entrega de flores e chocolates.

Para a equipe, o momento serviu para mostrar que os pacientes não estão sozinhos e que o mês de janeiro vem como uma folha em branco para traçar novos caminhos e estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais.

“Os cuidados com a saúde mental são muito importantes. São inúmeras doenças associadas ao estresse, por conta do ritmo acelerado que as pessoas têm hoje. Por isso, todos precisam estar atentos com os cuidados com o corpo e a mente, pois somos como uma engrenagem, onde cada peça deve estar bem para que o organismo por completo esteja pronto para o dia-a-dia”, destacou o governador Antonio Denarium.

A enfermeira Daysimara Montealto, que fez parte da ação, reforça que o foco é o cuidado com os pacientes, mas que os servidores também precisam de atenção.

“O janeiro branco tem o foco em trazer novas perspectivas, como é o primeiro mês do ano, temos em pensamento iniciar novas metas, deixar para trás o que passou e aqui tanto usuários, quanto servidores que atuam em áreas de pressão extrema, psicológica ou não, merecem receber a mensagem de esclarecimentos e conscientização da promoção de bem-estar físico, social e mental”, destacou a enfermeira.

Para Jardison Trindade, que buscou a unidade para agendar uma consulta com o psicólogo, a entrega das flores foi muito especial e representa a preocupação da equipe com os pacientes.

“Queria parabenizar toda a equipe, fiquei surpreso com a ação, todos estão de parabéns. Foi um momento muito lindo. Hoje mais do que nunca, sei o quanto a saúde mental é importante”, completou.

Programação encerra na sexta-feira

Na quinta-feira, 6, a partir das 9h30, o momento de conscientização continua.

A equipe multiprofissional percorrerá os corredores da unidade cantando diversas músicas em homenagem aos pacientes.

Para finalizar a programação na sexta-feira, 7, a partir das 9h30, será realizada uma encenação teatral sobre a importância de manter uma mente saudável durante as diversidades do dia a dia.

O foco é reforçar para os servidores, convidados e pacientes, a importância do acompanhamento psicológico e do apoio familiar.

De acordo com a diretora da unidade, Rayane Phranklismar, o apoio tem feito a diferença na vida de diversos pacientes. E momentos como esse geram motivação para continuar.

“Essa semana programamos essas ações de incentivo aos usuários e servidores para cuidarem da saúde mental, com música, brindes, palavras de apoio. Parecem pequenas atitudes, mas fazem diferença na vida daquela pessoa que pensa em desistir. Vale lembrar que se você precisar de ajuda, não tenha vergonha de procurar atenção especializada em saúde mental”, explicou a diretora.

O secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, reforça sobre o acesso às unidades que prestam atendimento nessa área em Roraima.

“Temos uma Rede de Atenção Psicossocial que disponibiliza serviços de assistência psicológica, psiquiátrica e demais especialidades importantes, que fazem parte da equipe multiprofissional das unidades que integram a rede estadual de saúde. E a oferta desse serviço é uma preocupação do Estado de promover a qualidade de vida que as pessoas precisam”, enfatizou.

Texto: Aymê Tavares
Foto: Ascom/Sesau

Deixe um comentário