You are currently viewing JOGOS ESCOLARES | Atletas vencedores chegam a Roraima
Compartilhe

Mais de 50 alunos e dois coordenadores da delegação roraimense que estavam nas competições dos JEBS (Jogos Escolares Brasileiros), no Rio de Janeiro, retornaram ao Estado nesta terça-feira, dia 2. Os demais atletas prosseguem na competição que se encerra na próxima sexta-feira, dia 5.

Dentre os atletas recepcionados por familiares e pela secretária estadual de Educação e Desporto, Leila Perussolo, no Aeroporto Internacional de Boa Vista, na tarde de hoje, estão dois nadadores que trouxeram na bagagem duas medalhas, uma de prata e outra de bronze.

Kalyne Greco foi medalha de prata nos 50 metros nado borboleta, e Gabriel dos Santos, medalha de bronze nos 100 metros nado peito.

Gabriel tem 14 anos e é estudante do 9º ano do Ensino Fundamental. Ele falou sobre a emoção da conquista da medalha. “Foi uma emoção muito grande. Gostei muito de participar dos Jogos. Estou bastante feliz por trazer essa medalha para o Estado. Agradeço a todos que me apoiaram e ajudaram. Foi uma experiência magnífica conhecer atletas de outros lugares e saber que fui capaz de ficar entre os melhores”, afirmou.

Kalyne, de 13 anos, é aluna do 8º ano do Ensino Fundamental e estreante nos Jogos Escolares. “Foi incrível. A primeira vez que participo dos Jogos Escolares. Minha primeira medalha dos jogos também. Só tenho que agradecer a todos que estão aqui me apoiando e que acreditaram em mim. Quando vi no placar que fiquei em segundo lugar, não acreditei e comecei a chorar. É muito gratificante”, ressaltou.

O pai de Kaline agradeceu pelo apoio e destacou o ineditismo da medalha conquistada pela atleta.

“É gratificante saber que sua filha obteve o segundo lugar, ou seja, ela é vice-campeã pelo Estado de Roraima. E a ajuda que tivemos do Estado foi muito importante. Como atleta é um passo significativo na vida dela. É a única atleta feminina que conseguiu uma medalha de prata aqui em Roraima dentro dos Jogos Estudantis”, disse.

A secretária de Educação e Desporto ressaltou o incentivo oferecido pelo Governo de Roraima aos atletas. “O nosso governador tem incentivado o desporto e os Jogos Escolares. Tivemos um ano difícil em 2020 e 2021 com a pandemia, mas os atletas continuaram firmes. Muitos fizeram os seus treinos agora em 2021, após a vacinação. Foram para o Rio de Janeiro, representaram Roraima em um campeonato bonito, com união e força. Nossos medalhistas que estão chegando e os atletas que foram lá e brilharam em cada modalidade são vitoriosos. Todos merecem nosso aplauso e nosso orgulho. Fizeram bonito para Roraima, para seus técnicos, para seus pais e para suas escolas”, afirmou Leila Perussolo.

Além deles, outros 51 alunos-atletas das modalidades natação, tênis de mesa, judô, taekwondo, ginástica rítmica e ciclismo e dois coordenadores retornaram hoje para o Estado. Todos acrescentaram ao currículo a importante experiência de participar de uma competição nacional.

SOBRE OS JOGOS

Os Jogos Escolares Brasileiros começaram no dia 29 de outubro terminam no dia 5 de novembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, com a participação de mais de seis mil alunos-atletas de todo o Brasil, com idades entre 12 e 14 anos.

Os JEBS são uma realização do Ministério da Cidadania (Secretaria Especial de Esportes) e organizados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar).

O Governo de Roraima realizou as seletivas dos atletas por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e IDR (Instituto de Desporto de Roraima), definindo a participação dos estudantes na competição. A Delegação do Estado conta com 171 atletas.

Texto: Vânia Coelho
Foto: Ayla Grandez

Deixe um comentário