You are currently viewing JOGOS ESCOLARES | RR encerra participação nos JEBS com saldo de sete medalhas
Compartilhe

O último dia de competições encerrou com saldo positivo para a Delegação de Roraima nos JEBS (Jogos Escolares Brasieliros), no Rio de Janeiro. Os alunos-atletas conquistaram quatro medalhas nesta quinta-feira, 4, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Somando com outras três medalhas conquistadas anteriormente nas modalidades individuais, o Estado encerra a participação com sete medalhas.

O primeiro ouro veio com a equipe de voleibol masculino da Escola Camilo Dias, que disputou a medalha na categoria Bronze com a equipe de Alagoas. Os meninos venceram por dois sets a zero. Parciais 25 X 12 e 25 X 10. O time tem como técnicos os professores Lucas Guilherme e Lucimary Azevedo.

“Os alunos guardarem uma medalha dos Jogos Escolares Brasilriros é um momento mágico que nunca mais vão esquecer. Esse foi um resultado ímpar e quero agradecer ao Governo do Estado e ao Instituto do Desporto de Roraima pela oportunidade de estar aqui acompanhando o grupo. Essa vitória é de todos, é de Roraima”, disse Lucas Guilherme.

A premiação foi entregue pelos grandes campeões mundiais pela seleção brasileira de Voleibol, Fofão e Serginho, embaixadores dos JEBS 2021.

Serginho, considerado o melhor jogador do mundo na posição líbero, falou sobre a importância dos JEBS para as crianças e adolescentes.

“Estou feliz pelo retorno dos JEBS. É o Governo pensando na base, no esporte, que é ligado à educação. É maravilhoso saber que esses estudantes vão representar nosso país no futuro. Esperamos o JEBS no ano que vem com força total”, enfatizou Serginho.

A segunda medalha de ouro veio na areia com as alunas-atletas Júlia e Yassamy, da Escola Tancredo Neves. A dupla, que está na série Prata do Vôlei de Praia, venceu a dupla do Rio Grande do Sul e garantiu o lugar mais alto do pódio. Quem acompanha a dupla é o professor Roberval Veríssimo.

“Eu ficava nervosa às vezes, mas confiei em mim e em tudo que eu fazia no jogo. Nós treinamos muito, estou feliz com a medalha e ainda sem palavras”, disse Júlia, medalhista da Tancredo Neves.

Ainda no Vôlei de Praia, os alunos-atletas Lucas e Fernando, da Escola Camilo Dias brigaram pelo bronze.

A medalha veio com a vitória no jogo contra a equipe de Santa Catarina por dois sets a um. A dupla roraimense venceu o primeiro set por 21 x 8. O segundo set Santa Catarina conseguiu vencer por 22 x 20 e levou o jogo para o tie-break.

No set final, a dupla roraimense impôs o ritmo, acertou as jogadas e fechou a partida com o placar de 15 x 05. O técnico é o professor Walace Souza.

Fechando as conquistas da Delegação de Roraima, o Futsal do Colégio Estadual Militarizado Luiz Ribeiro de Lima ficou com a medalha de prata após jogar também contra o time de Santa Catarina. A equipe está na série Bronze e o técnico é o professor Rodrigo Viana.

As Primeiras medalhas

Nas modalidades individuais, na primeira fase dos JEBS, os alunos-atletas garantiram mais três medalhas para o Estado, sendo uma prata na natação com Kalyne Greco (IBR), na prova dos 50m borboleta, uma de bronze com Gabriel  Santos (IBR), na prova 100m peito e uma medalha de prata no Karatê com a aluna-atleta Rafaelle Oliveira, da Escola Estadual Maria de Lourdes Neves.

Os JEBS encerram nesta sexta-feira, 5, no Parque Olímpico. A competição contou com a participação de mais de 6 mil alunos-atletas de todo o Brasil com idades entre 12 a 14 anos.

O Governo de Roraima realizou as seletivas dos atletas por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e IDR (Instituto de Desporto de Roraima), definindo a participação dos estudantes na competição. A Delegação do Estado participou com 171 alunos-ateltas de escolas da rede estadual (Capital, Interior e Indígenas) e da rede particular.

O governador Antonio Denarium destacou a importância de investir no esporte. “Valorizamos o esporte pela importância social e de cuidado com a saúde que ele proporciona. Nossos alunos-atletas estão de parabéns pelas conquistas. Foram medalhas que levaram Roraima ao pódio nacional e isso é muito importante na vida de cada um estudante, que vai lembrar sempre dessa conquista e tenho orgulho de ter colaborado enquanto governador do Estado”, disse.

Os JEBS são uma realização do Ministério da Cidadania (Secretaria Especial de Esportes) e organizados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar).

TESTAGEM

Todos os integrantes, ao chegarem ao Estado, serão submetidos a testes de covid-19.

A medida está sendo adotada para garantir a segurança e saúde de todos os participantes. A testagem ocorre com os profissionais da Vigilância Sanitária da Sesau (Secretaria de Saúde).

Antes do embarque, toda a delegação também foi submetida à testagem.

Texto: Azulay Khatab
Foto: Neto Figueredo

Deixe um comentário