You are currently viewing LIVE | Profissionais do Programa Correção de Fluxo participam de seminário da Seed e Unicef
Compartilhe

“Sentir para Acolher” é o tema da live que será realizada nesta sexta-feira, 30, pela Secretaria de Educação e Desporto em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), direcionada aos profissionais que atuam com o “Programa Segue o Fluxo = Acelera”.

No encontro on-line, ocorrerá o I Seminário de formação para a implementação da Estratégia Trajetória de Sucesso Escolar e tem como público alvo professores e gestores das escolas que ofertam turmas de Correção de Fluxo.

A Live será transmitida no Youtube, no canal CEFORR Roraima, das 14h às 16h e com a participação da diretora do Departamento de Educação Básica da Seed, Raimunda Rodrigues e dos palestrantes consultores do Unicef: Rosália Lacerda, Telma Miranda Rodrigues, Maria Dalvirene, Henry Lorencena e Lucas Mizusaki.

“O objetivo da Estratégia Trajetória de Sucesso Escolar é avaliar políticas e ações de superação do fracasso escolar dos alunos do Ensino Fundamental da rede estadual de educação e organizar propostas para o enfrentamento da distorção idade-série presente nas escolas de Roraima”, explicou Rosilda Garcia, chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Seed.

O que é Correção de Fluxo?

O Programa de Correção de Fluxo é uma política pública educacional que busca garantir a permanência e o aprendizado de estudantes que se encontram em situação de distorção idade-série, ou seja, que estão com atraso de dois ou mais anos em sua vida escolar. Nas escolas estaduais da capital, são 1.458 alunos nessa situação, sendo 702 do Ensino Fundamental e 631 do Ensino Médio, em 23 escolas.

Para oportunizar não apenas a aprendizagem, mas a permanência e o sucesso da vida de estudantes que estão fora da faixa etária, a Seed adotou diversas ações. Uma delas é o planejamento curricular diferenciado tratando as especificidades de cada estudante a fim de atingir a correção e fazê-lo retomar para a série certa conforme a sua idade.

Outra ação muito importante foi a assinatura de um termo de pactuação com o Unicef em 2019. Essa parceria oferece formações continuadas para técnicos, gestores, professores e servidores que atuam nas turmas de Correção de Fluxo.

Texto: Mágida Azulay Khatab
Foto: Ascom/Seed

Deixe um comentário