You are currently viewing MAIS ESPERANÇA | Roraima recebeu novas vacinas nesta quinta-feira
Compartilhe

Esta semana Roraima está ganhando reforço para o trabalho de enfrentamento da pandemia. Na manhã desta quinta-feira, 28, o Estado recebeu uma nova remessa com 2.340 doses de vacina da Pfizer para reforçar a imunização da população contra a covid-19.

A equipe do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) recebeu os imunizantes, acompanhada dos representantes do Ministério da Saúde, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Polícia Federal, responsável pela segurança do transporte até a sede do Núcleo.

Com a chegada de mais vacinas, o Governo de Roraima reforça o pedido para aqueles que ainda não tomaram a segunda dose. A orientação é que compareçam aos pontos de vacinação e atualizem o cartão vacinal.

“É com alegria que recebemos essa boa notícia e é com essa mensagem positiva que pedimos o apoio de toda a população, pois aqueles que ainda não se imunizaram devem buscar pela vacina, que comprovadamente é a medida mais eficaz de combate ao coronavírus. Todos querem voltar às atividades sem medo, mas pra isso é preciso imunizar o maior número de pessoas com as duas doses, ou seja, cada um deve fazer a sua parte”, reforçou o governador Antonio Denarium.

Conforme o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, as salas de vacinas de todos os municípios estão abastecidas com imunizantes suficientes para atender a população, por isso cada cidadão deve se vacinar, atendendo ao chamado do Ministério da Saúde.

“Roraima tem vacinas suficientes para atender ao público elencado pelo Ministério da Saúde, os municípios estão abastecidos, as equipes estão treinadas e, na medida em que mais vacinas são necessárias, o Governo do Estado faz o repasse às prefeituras, ou seja, todas as medidas estão sendo adotadas para garantir que a vacinação contra a covid-19 seja acelerada”, afirmou o secretário.

O médico Alexandre Salomão, infectologista que integra a equipe do HGR, explica que a chegada de novas vacinas significa um reforço importante para o trabalho desempenhado nas Unidades Hospitalares.

“Passamos por momentos muito difíceis. No pico da pandemia, por exemplo, chegamos a quase todos os leitos de UTI ocupados e foi uma situação muito complexa, pois tínhamos muitos pacientes graves e infelizmente nem todos conseguiram vencer essa doença. Foram dias de muita incerteza e de preocupação e, graças a Deus, as pesquisas começaram a ser feitas, as vacinas começaram a ser testadas e ter a comprovação científica e começaram a chegar para a população. Desde que as vacinas começaram a ser aplicadas, as pesquisas mostram e na prática percebemos que o número de casos graves começou a diminuir o que pra nós, profissionais da saúde, é uma vitória imensa”, enfatizou o médico.

Saiba como está o índice de cobertura vacinal contra a covid-19

Até o momento, Roraima recebeu 1.033.198 doses de vacinas e destas, 685.559 foram distribuídas para os municípios, ou seja, 66% das vacinas recebidas foram enviadas para as coordenações municipais, que são responsáveis pela vacinação.

Do total recebido, 515.771 imunizantes foram aplicados, sendo 335.493 primeiras doses, 165.678 segundas doses, 10.578 doses únicas.

Texto: Lucas Sechi
Foto: Ascom/Sesau

Deixe um comentário