You are currently viewing MAIS SAÚDE | Seed planeja implantação do Programa SBC vai à Escola
Compartilhe

Professores, coordenadores e gestores pedagógicos da rede estadual de ensino se reuniram nesta segunda-feira (30), para apresentar o planejamento de execução do Programa SBC Vai à Escola, lançado na rede estadual de ensino no dia 9 de agosto.

O programa é uma iniciativa do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) em parceria com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), que tem por finalidade trabalhar a conscientização da comunidade escolar para a promoção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares.

Além disso, visa expandir o conhecimento adquirido na escola fazendo com o que estudante se torne protagonista em ações de prevenção junto a familiares e seus grupos sociais.

Neste primeiro momento, cinco escolas da capital estão envolvidas na ação: Professora Diva Alves de Lima, São Vicente de Paula, Penha Brasil, Euclides da Cunha e Vitória Mota Cruz.

“A Secretaria entendendo que esse período tão diferente e que exige maior cuidado com a nossa saúde, firmou essa parceria para realizar atividades nas escolas que ressaltam o valor que a nutrição e a atividade física têm na vida das pessoas, especialmente dos nossos alunos”, destacou Maria Aparecida, diretora do DEPE (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed.

Caberá a cada escola promover estratégias, por meio de oficinas e atividades interdisciplinares, na qual incentive estudantes e profissionais da educação que atuam na unidade, a criar uma alimentação mais saudável.

Para a gestora da escola Diva Alves de Lima, Nádia David dos Santos, o programa veio para criar uma nova visão sobre a saúde. “Iniciaremos cuidando, incentivando e sensibilizando todos para que sejamos exemplos para outros. Assim, podemos fazer uma grande mudança na sociedade” ressaltou.

DIA D

O programa ainda conta com o Dia do Coração, evento no qual os estudantes percorrem um circuito de cinco oficinas: nutrição, relaxamento, atividade física, teatro e multimídia/estudo.

O evento marca as ações desenvolvidas e criadas pelos monitores formados pelo programa e aqui na Capital e ocorrerá em setembro deste ano. O dia do evento será definido por cada escola.

Texto: Francis Silva
Foto: Ascom/Seed

Deixe um comentário