You are currently viewing NOVO HGR | Antes da inauguração, Governo faz visita técnica em nova estrutura
Compartilhe

O novo HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) está pronto e será inaugurado nesta sexta-feira, dia 11. Para verificar se tudo está certo e garantir o bom funcionamento da unidade, nesta quinta-feira, dia 10, o governador Antonio Denarium fez uma visita técnica ao local acompanhado pelos secretários de Saúde, Cecília Lorenzon, e de Infraestrutura, Edilson Damião.

O Bloco E possui uma área de aproximadamente 21 mil metros quadrados e conta com 120 leitos de enfermaria, 40 leitos de UTI e 10 salas no Centro Cirúrgico. Os recursos para o início da obra foram garantidos por meio de convênio com Banco do Brasil no valor de R$ 39 milhões, além de um aditivo de R$ 10 milhões, o que representa 25% do valor da obra.

“Com a inauguração, o HGR passará a ser a referência [hospitalar] da região Norte do Brasil, pois ele trará condições para que sejam realizadas mais de 100 cirurgias por dia. O nosso objetivo é que o paciente faça a cirurgia e possa receber alta no menor espaço de tempo, fazendo com que não tenhamos mais fila de espera”, destacou o governador.

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, destacou que a entrega do novo bloco é resultado do esforço e planejamento da atual gestão para concluir os trabalhos iniciados em 2013 e paralisados em governos anteriores.

“Com a expansão, o HGR aumenta de seis para 16 salas cirúrgicas, significa que nós dobramos a capacidade de realização de procedimentos diários, fazendo com que aumente a velocidade de atendimento, para que nossa população seja melhor atendida e em menor tempo”, disse.

Além da secretários e chefes de autarquia, a visita de hoje também contou com as presenças da imprensa e de representantes do CRM-RR (Conselho Regional de Medicina de Roraima) e do Coren-RR (Conselho Regional de Enfermagem de Roraima), que avaliaram a estrutura da nova unidade.

“O CRM, por meio de seu departamento de fiscalização, já tinha vindo aqui durante a reforma, mas hoje, podendo constatar a finalização de tudo, com todo o mobiliário, a parte de energia, de abastecimento de água e equipamentos médicos, realmente [o HGR] está de fato uma unidade de primeira linha, comparada as melhores do país”, ressaltou Brenda Garcia, presidente do CRM-RR.

“Essa foi uma excelente oportunidade de compreender e aproximar os profissionais antes da execução das atividades do novo bloco. O hospital está muito bem estruturado com a questão de equipamentos, a gente consegue identificar leitos com toda a estrutura necessária para que os profissionais possam executar as suas funções aqui dentro”, avaliou Tárcia Barreto, presidente do Coren-RR.

Uma nova saúde para Roraima

Além da reforma do HRG, o Governo de Roraima também tem investido na reestruturação de outras unidades importantes, como o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e unidades mistas do interior do Estado.

“Na Maternidade, estão sendo reformados o centro cirúrgico, o Bloco das Azaléias e outros setores da unidade. Na nossa gestão, nós já entregamos o Hospital de Santa Maria do Boiaçu, o novo Hospital de Caroebe, o novo Hospital de Alto Alegre, e estamos a revitalização de mais cinco unidade, que são as de Mucajaí, Iracema, Pacaraima, Normandia e Bonfim. É um trabalho preventivo do Governo do Estado para melhorar a qualidade do atendimento”, reforçou Denarium.

Texto: Ascom Sesau
Foto: Fernando Oliveira

Deixe um comentário