You are currently viewing NOVO MODELO | Profissionais que atuam na implementação do Novo Ensino Médio em Roraima participarão palestras
Compartilhe

O Governo de Roraima em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima) promoverá nesta terça-feira, 7, palestras para os profissionais da educação atuam na implementação do Novo Ensino Médio no Estado. Ao todo, 150 profissionais participarão da formação.

“Roraima está alinhado à política da educação pública Nacional e dentro desse contexto temos o Novo Ensino Médio que vem sendo implementado em todo o País. É importante que nossos professores conheçam esse novo formato de ensino e as mudanças que ele traz, por isso investimos em ações como essa, para subsidiar os nossos profissionais”, destacou o governador Antonio Denarium.

O evento será presencial e ocorrerá no Sebrae/RR, no auditório Macunaima, que fica localizado na Rua Governador Aquilino Mota Duarte, 1771, bairro São Francisco e terá como palestrante, Priscila Boy, consultora do Sebrae, que trabalhará dois temas centrais.

A primeira palestra, às 9h30, será “Unidade Curricular Eletiva”, e a consultora abordará o documento destinado a auxiliar o estudante na construção de um projeto para seu futuro e a orientá-lo em suas práticas escolares de modo que suas escolhas no contexto escolar, potencializem a concretização de seus ideais.

“Projeto de Vida”, será o tema da segunda palestra às 15h30 e será sobre as competências exigidas no novo modelo de ensino, que busca fomentar o protagonismo e a autonomia do estudante em suas escolhas.

De acordo com Aldevânia Matos, coordenadora do Novo Ensino Médio na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), essa é mais uma atividade que vem sendo realizada com o intuito de oportunizar a apropriação dessa nova realidade de ensino.

“Estamos diante de uma nova estrutura educacional, na qual o aluno é o protagonista de sua formação. Diante disto, estamos buscando formar os nossos profissionais, para que sejam mediadores da construção do itinerário informativo do aluno” destacou Aldevânia.

MUDANÇAS DO NOVO MODELO

O Novo Ensino Médio traz três mudanças principais: a ampliação da carga horária anual (que sairá das 800 horas para 1.000 horas); os itinerários formativos, pelos quais os alunos poderão escolher caminhos de aprofundamento de estudo; além do Projeto de Vida, relacionado aos talentos e vontades dos estudantes.

De acordo com o Censo, em Roraima, 166 escolas ofertam a etapa Ensino Médio, atendendo 20.608 estudantes. As ações de implementação do programa estão ocorrendo nesse primeiro momento, em 14 instituições de ensino piloto, sendo oito na capital, uma em comunidade indígena e cinco localizadas no interior.

As escolas pilotos são: Lobo D’Almada, Monteiro Lobato, Maria das Dores Brasil, Major Alcides Rodrigues dos Santos, Mário David Andreazza, América Sarmento Ribeiro, Antônio Carlos Natalino e Ana Libória.

Além também, da Indígena José Marcolino (Pacaraima), Presidente Castelo Branco (Caracaraí), José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí), José de Alencar (Rorainópolis), Padre José Monticone (Mucajaí) e Geraldo da Silva Pinto (Alto Alegre).

Texto: Francis Silva
Foto: Ascom/Seed

Deixe um comentário