OPERAÇÃO DEFESO II – Cipa realizou no decorrer da semana patrulhamento fluvial no rio Branco
Compartilhe

A Cipa (Companhia de Policiamento Ambiental), da PMRR (Polícia Militar de Roraima), encerrou nesse sábado, 8, a Operação Defeso II, no município de Cantá. A Operação foi realizada no período de 4 a 8 de maio, com patrulha fluvial no Médio e Alto Rio Branco, na área entre a Serra Grande, no Cantá, e confluência dos rios Uraricoera e Tacutu, no município de Bonfim. “É importante salientar que a Cipa trabalha em prol do desenvolvimento sustentável do Estado de Roraima, com ações de proteção do meio ambiente. A Operação contou com o apoio da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)”, ressaltou o comandante da Companhia, capitão Correia.

O comandante Correia destacou ainda que a Operação Defeso é uma garantia da segurança pública e visa efetivar ações relacionadas ao período do defeso. “Tivemos a Defeso I, que foi realizada de 19 a 30 de março, no Baixo Rio Branco, e chamamos essa de Operação Defeso II, porque ela percorreu a área do Médio Rio Branco até o Alto Rio Branco”, destacou.

Durante a Operação, foram feitas abordagens a ribeirinhos e pescadores regulares, para garantir a proteção da fauna ictiológica; com a apreensão de malhadores e dissuasão de pescadores irregulares; além de verificação de denúncia de desmatamento em APP (Área de Proteção Permanente), protocolada no Ministério Público Estadual.

A Operação Defeso é uma ação do Plano Anual de Fiscalização Ambiental no combate às infrações ambientais do período da Piracema, época de reprodução dos peixes em Roraima e começou no dia 1º de março a segue até 30 de junho.

OPERAÇÃO TRÂNSITO SEGURO

Outra ação realizada pela Polícia Militar foi a Operação Trânsito Seguro, executada neste fim de semana, do dia 8, para o dia 9, em Boa Vista, por meio da CIPTUR (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário).

O comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital), coronel Magalhães Damasceno, falou do objetivo da operação. “O objetivo da Operação Trânsito Seguro é potencializar as ações de policiamento ostensivo, preventivo e proativo, principalmente, a presença efetiva nas ruas e avenidas de Boa Vista, nos locais considerados de maior incidência, quanto ao descumprimento das normas e regras de trânsito”, explicou.

Durante a Operação, foram feitos 12 autos de infração de trânsito e quatro documentos de retenção e remoção de veículos.

Texto: Vânia Coelho
Foto: PMRR

Deixe uma resposta