You are currently viewing PÓS-PANDEMIA | Estudantes participam de avaliações para auxiliar a recomposição das aprendizagens
Compartilhe

Nesta semana, entre os dias 4 e 6 de abril, estudantes da rede estadual de ensino participam de avaliações diagnósticas e formativas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.

Nesta primeira etapa, participam 13.103 estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, de 27 escolas da capital. As avaliações estão sendo aplicadas seguindo orientações da Plataforma CAED, disponibilizada pelo MEC (Ministério da Educação).

“Esse trabalho está sendo realizado para que possamos potencializar os estudos e promover a recuperação das aprendizagens dos nossos estudantes, com aulas e planejamentos focados nas dificuldades identificadas nas avaliações diagnósticas”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

As avaliações são testes que se configuram como um método diferenciado dos aplicados atualmente, por não exigir que o estudante reproduza o conteúdo dado em sala de aula, mas sim que demonstre o seu desenvolvimento e compreensão pessoal.

Avaliações Diagnósticas vão auxiliar o processo de ensino pós-pandemia

Com o resultado das avaliações diagnósticas em mãos, as escolas poderão elaborar planejamentos direcionados à recuperação das aprendizagens, que ficaram prejudicadas em razão da pandemia.

“Através dos resultados das avaliações, a plataforma disponibilizará uma organização às devolutivas pedagógicas, além de recursos formativos e ferramentas que possibilitam aos professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens”, explicou Rosilda Garcia, chefe da Dienf (Divisão do Ensino Fundamental) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

No período de 12 a 14 de abril, as avaliações diagnósticas serão aplicadas aos estudantes do Ensino Fundamental das escolas do interior do Estado, que já retornaram com as aulas 100% no formato presencial. Posteriormente, será a vez dos estudantes do Ensino Médio.

A Plataforma CAED, que orienta a aplicação das avaliações, também fornece estratégias de recuperação e aceleração das aprendizagens, com acompanhamento personalizado para todas as escolas da rede.

Texto: Mágida Azulay Khatab
Foto: Ascom/Seed

Deixe um comentário