You are currently viewing RG NA MÃO | Governo vai emitir carteiras de identidade para alunos da rede pública
Compartilhe

Ter documento de identificação é algo de suma importância para o exercício da cidadania. Por isso, o Governo de Roraima por meio da Polícia Civil, Secretaria de Segurança e Secretaria de Educação e Desportos promove o “RG na Mão”, que vai emitir carteiras de identidade aos alunos da rede pública estadual. A ação inicia na segunda-feira (13), no Colégio Estadual Militarizado Elza Breves, no bairro Laura Moreira e, a expectativa é de atender a 500 alunos.

A parceria envolve diretamente o Instituto de Identificação Odílio Cruz da Polícia Civil e o Departamento de Apoio ao Educando, da Secretaria de Educação. Além da escola Elza Breves, a ação vai alcançar mais sete escolas da capital, até o dia 17 de dezembro.

O governador Antonio Denarium, destacou que é papel fundamental da sua gestão, promover a cidadania aos jovens. Por isso, a ação objetiva facilitar o acesso ao documento.

“Queremos fazer uma revolução no atendimento ao cidadão em Roraima. O primeiro ponto que trabalhamos foi determinar que na sede do Instituto de Identificação, as pessoas sejam atendidas de forma ininterrupta, das 7h30 às 19h30, sem essa correria por buscar senhas na madrugada para atendimento. Também determinamos que crianças e adolescentes sejam atendidos no Instituto de Identificação, o que não vinha acontecendo antes. Partimos agora para ampliar ainda mais o atendimento, que é levar o documento aos alunos da Rede Pública”, disse.

O delegado Geral da Polícia Civil, Herbert de Amorim Cardoso, enfatizou a importância desta ação realizada pelo IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), beneficiando centenas de alunos que nunca tiveram o documento de identidade.

“O Governo de Roraima está promovendo uma excelente ação de cidadania. Recentemente o governador Antonio Denarium se reuniu conosco e determinou que realizássemos esta ação, numa parceria com a Secretaria de Educação, para atender os jovens que necessitam deste importante documento. Muitos vão prestar vestibular ou participar do ENEN e não têm o documento. E com esse trabalho estaremos indo até a escola levar o suporte para que eles sejam atendidos”, destacou Cardoso.

O diretor interino do Instituto de Identificação, Hênio Stânio Lima Andrade, observou que o RG (Registro Geral) ou Carteira de Identidade, como o documento é mais conhecido, é essencial para o cotidiano de qualquer cidadão.

“Recebemos a determinação de elaborar um planejamento para atender esse público, levando mais cidadania nas escolas estaduais, para permitir o acesso a esse documento. Durante o período em que os alunos estão fora da sala de aula em função da pandemia, a Secretaria de Educação identificou que havia muitos alunos sem o RG e por isso montamos esta ação para atender a esse público”, destacou.

Segundo a secretária de Educação, Leila Perussolo, a parceria entre as duas Instituições é uma ação do Governo de Roraima, levando para mais perto da população as políticas públicas efetivas.

“Dentre elas o direito da carteira de identidade, podendo ter ela atualizada, trocar ou tirar a sua segunda via. Isso faz com que a sociedade esteja acompanhando as políticas públicas e tenha seus direitos garantidos. E, principalmente, que a gente possa estar junto com nossos alunos levando esse ato de cidadania”, disse.

A chefe da Divisão de Saúde do DAE, Lindreia Coutinho de Lima, ressalta que a emissão da Carteira de Identidade será realizada com data e horário pré-agendados.

“Estamos aqui para convidar os alunos a exercerem um dos direitos mais importantes para o cidadão brasileiro: a sua identidade de forma simples e rápida. Vamos atender 500 alunos somente na Escola Elza Breves, que será o primeiro colégio”, disse.

CALENDÁRIO DE ATENDIMENTO – De 13 a 16 de setembro o atendimento ocorrerá na Escola Elza Breves e a entrega do documento será dia 17.

Do dia 20 ao dia 23 será na Escola Hitler de Lucena, com a entrega do documento prevista para o dia 24.

Na Escola América Sarmento o atendimento será de 27 a 30 de setembro e a entrega do documento no dia 1º de outubro.

Do dia 18 a 21 de outubro, a ação vai acontecer na Escola Estadual Severino Cavalcante e a entrega do documento será no dia 22.

De 08 a 11 de novembro a ação vai atender os alunos da Escola Estadual Coema e o documento será entregue no dia 12.

De 22 a 26 de novembro o Instituto de Identificação fará o atendimento aos alunos da Escola Jesus Nazareno e a entrega do documento será no dia 26.

O atendimento será realizado na Escola Estadual Buritis no período de 6 a 9 de dezembro e a entrega do documento vai acontecer no dia 10.

A ação vai finalizar na Escola Estadual Pedro Elias, de 13 a 16 de dezembro, com a entrega do documento no dia 17.

Texto: Sandra Lima
Foto: ASCOM/PCRR

Deixe um comentário