SAÚDE DO TRABALHADOR | Roraima investe para garantir ambiente de trabalho saudável em unidades hospitalares
Compartilhe

Saúde no trabalho é algo que deve ser assegurado em todos os âmbitos. Quando o assunto é segurança no local onde o servidor desempenha as suas atividades, o MS (Ministério da Saúde) reforça, por meio da Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, os cuidados que devem ser seguidos para evitar acidentes no ambiente de trabalho e garantir o bem-estar dos trabalhadores.

Em Roraima, o Cerest (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador) desenvolve ações com foco na melhoria da saúde dos servidores junto às unidades hospitalares que integram a rede estadual, no sentido de garantir na prática o atendimento das recomendações do MS.

Segundo Vanessa Silva Barros, que integra a coordenação, o Cerest faz parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e realiza ações de conscientização, enfatizando a necessidade de prevenção em relação aos acidentes, agravos e doenças relacionados ao setor de saúde, além de capacitações para o acompanhamento de registros.

“O Cerest também alerta junto aos gestores sobre a importância de cumprir a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e, para ampliar as ações, ainda mantém parcerias junto ao Ministério do Trabalho e Coordenadorias de Atenção Básica, de Urgência e Emergência, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, para que, por meio do trabalho integrado, a gente possa garantir na prática a aplicação das medidas”, esclareceu.

Ainda segunda Vanessa Silva, o Cerest e todas as suas repartições regionais se reúnem periodicamente em uma só corrente para planejar ações que envolvam melhoria dos indicadores da saúde do trabalhador, produção de informações, educação permanente em saúde, acolhimento, orientação e encaminhamento dos trabalhadores para as Redes de Atenção em Saúde.

HGR conta com equipe especializada na saúde e segurança do trabalhador

O HGR (Hospital Geral Rubens de Souza Bento) conta com o SSST (Serviço de Saúde e Segurança do Trabalhador) desde 15 de maio de 2018, para manter um ambiente de trabalho saudável na unidade. De acordo com a enfermeira de saúde e segurança no trabalho do HGR, Eucilene Canuto da Rocha, por meio do SSST são ofertados exames periódicos, palestras educativas e consulta médica para os servidores.

Para garantir a continuidade do serviço, mesmo durante a pandemia, o SSST conta com uma equipe multidisciplinar atuando em campo, composta por enfermeira, médica, técnica em enfermagem e técnica em segurança no trabalho.

Em 2020, o SSST chegou a realizar 2.348 atendimentos aos servidores. Já este ano, até o momento, foram realizados 438 atendimentos. Os casos são relacionados a tratamento de covid-19, acidentes de trabalho, eventuais doenças relacionadas ao ambiente de trabalho e realização de exames periódicos.

“Esses especialistas que compõem a equipe do SSST têm a atribuição de elaborar medidas como o Programa de Gerenciamento de Risco, que avalia os riscos ambientais que podem ser eventualmente expostos ao profissional e também elabora o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que oferta exames de rotina para o servidor conforme necessário. São ações importantes que ajudam a manter a segurança que o profissional precisa durante as suas atividades”, complementou.

Fonte: Ascom/Sesau

Deixe uma resposta