You are currently viewing SOLIDARIEDADE | Colégio Militar Derly Luiz Vieira Borges promove campanha para doação de sangue
Compartilhe

O Hemoraima (Hemocentro de Roraima) recebeu durante toda a manhã deste sábado, 5, doações voluntárias por meio da campanha “Disciplina, Honra e Educação a serviço da vida”, promovida pelo Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges, localizado no bairro Canarinho.

O objetivo da ação é ajudar a regularizar o estoque de bolsas de sangue do Hemoraima, o qual está baixo no momento.

O Hemocentro contou com a doação de sangue de professores, alunos do Ensino Médio e seus familiares e pessoas das equipes pedagógica e militar do Colégio. De acordo com o gestor militar da instituição, major Péricles de Araújo, a ação busca desenvolver os princípios que são pregados na unidade.

“Acreditamos que atitudes como essa são de grande valor para a sociedade. Dentre os princípios pregados, temos a compaixão, empatia, e principalmente o amor pelo próximo”, ressaltou o major Péricles.

A campanha foi estimulada dentro e fora do Colégio por meio de palestras com representantes do Hemoraima, desafios e compartilhamento nas redes sociais das instituições sobre como fazer parte dessa ação voluntária. Ao todo, 30 pessoas participaram desse ato do bem.

Entre os voluntários, está o professor de Língua Espanhola do Colégio, Jessé Moraes. O docente é doador de sangue há dez anos e, segundo ele, a sensação de salvar vidas é maravilhosa.

“O fato de saber que estarei ajudando pessoas que nem conheço é muito gratificante. O Hemoraima precisa que seu estoque seja reabastecido. Para isso, é importante que a gente venha regularmente”, enfatizou Jessé.

Outro voluntário do dia é o estudante Thiago Silva, aluno da 3a série do Ensino Médio. “Sempre tive vontade de doar sangue, porém precisava de um ‘empurrão’ como o que a campanha deu. Estou aqui hoje por pessoas que precisam dessa doação para serem salvas”, informou Thiago.

COMO DOAR

Para se tornar um doador de sangue, o interessado precisa ter mais de 50 kg e não estar em jejum no dia da coleta do material. No caso de adolescente a partir de 16 anos de idade, é necessário que esteja acompanhado pelos pais ou responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

Ao chegar à unidade, o doador realiza o cadastro e, após isso, passa para triagem clínica. Se não houver nenhuma restrição, a coleta é realizada logo em seguida.

É preciso ainda evitar a ingestão de bebida alcoólica ou consumo de alimentos gordurosos até duas horas antes da coleta. Além disso, o interessado não pode estar com febre, gripe ou resfriado. Grávidas e mulheres no período pós-parto também não poderão realizar a doação.

O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Os interessados também podem agendar um horário por meio do telefone (95) 2121-0831. A unidade fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima).

Texto: Francis Silva
Foto: Ascom/Seed

Deixe um comentário