Superando a pandemia: a importância de continuar estudando em tempo de coronavírus
Compartilhe

Isolamento social, quarentena, pandemia… Em tempos de coronavírus, esses são assuntos que fazem parte da nossa realidade, não é mesmo?

Enquanto o mundo tenta conter o avanço da doença para ganhar tempo, o nosso cotidiano mudou, ainda que temporariamente.

Sabe o que não deve mudar? A sua vontade de se preparar para agarrar as melhores oportunidades.

O jeito ideal de fazer isso é por meio do estudo, que te oferece toda a capacitação necessária.

Pensando nisso, veja por que vale a pena continuar estudando mesmo durante uma pandemia — e aprenda como fazer!

Qual é a importância do estudo e da capacitação?
Em qualquer que seja a situação, estudar é essencial, principalmente, quando se está buscando ser valorizado no mercado de trabalho.Com certeza, você não vai se arrepender de investir no seu aprendizado e na sua qualificação profissional.

Quando falamos em formação universitária, isso é ainda mais relevante. Afinal, ter um diploma de graduação faz com que seja possível acessar muitas oportunidades e consiga driblar as dificuldades.

Quer mais motivos para entender por que o estudo é importante? Venha descobrir o que torna esse hábito essencial!

Abre novas portas
Ao procurar vagas de emprego, você vai notar que a maioria delas exige ou recomenda formação superior de seus candidatos. Afinal, o diploma universitário costuma demonstrar que o candidato tem os conhecimentos necessários para exercer a função.

Estudar, portanto, é uma maneira de abrir novas portas e de poder acessar oportunidades únicas.

Mais que preencher o seu currículo, oferece os conhecimentos para que você lide com problemas e encare os desafios da melhor forma.

Garante diferenciação em tempos de crise
Vamos pensar na situação causada pelo coronavírus. Com a pandemia, a quarentena e as dificuldades de mercado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma queda de 0,8% na economia latinoamericana.

Isso causará impactos no mercado de trabalho e poderá deixar as novas vagas mais escassas.

Com a capacitação certa, é possível se destacar dos demais profissionais e aumentar as suas chances de ser escolhido.

Permite alcançar objetivos
Por isso, o estudo é um dos caminhos para alcançar os seus maiores objetivos pessoais e profissionais.

Quer ter uma boa carreira? Deseja melhorar o seu padrão de vida? Espera ter reconhecimento pela sua competência? O estudo pode ajudar em tudo isso.

Quem se capacita investe em si e se prepara para agarrar as maiores chances que surgirem em sua trajetória profissional.

Por que não parar em tempos difíceis?
Diante de um alerta de pandemia dado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da situação de crise em muito países, pode parecer que esse é o pior momento para estudar.

No entanto, é exatamente o contrário.

Continuar a se capacitar, mesmo em tempos difíceis, faz com que você já saia na frente de quem interrompe tudo nesse período.

Parece muito bom aproveitar a quarentena no sofá, mas escolher se qualificar fará com que, ao final dessa fase, você esteja mais preparado.

Além disso, é uma boa forma de criar e de explorar oportunidades.

Tem tempo livre por causa da quarentena? Precisa se sentir útil no dia a dia? Quer estar pronto quando os tempos difíceis passarem? O estudo é o caminho!

Para melhorar, essa é uma lição que você vai levar para toda a vida. Afinal, se tiver conseguido se superar e estudar mesmo diante de uma situação como essa, haverá motivação para vencer qualquer outro obstáculo.

Como continuar estudando até em época de pandemia? Confira 5 dicas valiosas!
Diante do novo coronavírus, pode parecer difícil se concentrar nos estudos ou começar uma capacitação agora. A verdade é que, como dissemos, esse pode ser o melhor momento para dar o primeiro passo ou dar continuidade ao processo de aprendizado.

Quer descobrir quais são os “segredos” para permanecer estudando mesmo nesse cenário caótico? Veja 5 dicas infalíveis!

1. Explore a educação a distância
Com as medidas de isolamento, a maioria dos locais permanecem fechados, inclusive as instituições de ensino. Sabe o que continua funcionando, a plena capacidade? A internet!

É por isso que a educação a distância se torna a melhor alternativa para esse período — e para outros momentos, também.

Uma das vantagens do EAD é poder estudar com praticidade, de onde e quando quiser. Em um período de pandemia, não existe nada mais conveniente do que isso, não é mesmo?

Então, aproveite essa época para se jogar nos estudos a distância e explore tudo o que esse modelo tem a oferecer. Não faltam graduações para que você possa se capacitar!

2. Faça um planejamento financeiro
Em uma situação delicada como essa, é comum ficar com medo ao pensar na situação financeira.

Para continuar estudando sem prejudicar o orçamento, novamente a educação a distância é uma boa saída. O custo mensal é muito menor que o valor cobrado na faculdade presencial, sem que você perca qualidade.

Além disso, é interessante fazer um planejamento financeiro sobre os demais setores da vida. Quanto mais organização e preparo tiver, mais fácil vai ser manter a cabeça em ordem e focada nos estudos.

3. Crie uma rotina de estudos
Diante de uma situação como a pandemia e a quarentena, é comum deixar hábitos, horários e rotina para depois. Porém, se o seu objetivo for continuar estudando, é hora de virar esse jogo!

Crie uma rotina com horários específicos para estudar, fazer exercícios e revisar matérias anteriores. Dedique um tempo adequado para a tarefa e você notará como o seu progresso será mais rápido.

4. Tome cuidado com as distrações
Estudar em casa é cômodo, mas exige cuidados para que você possa manter o foco. Por isso, escolha um local tranquilo do seu lar, onde sabe que não vai sofrer tantas interrupções.

Combine com o pessoal de casa que vai estudar e precisa de concentração, assim, as distrações serão menores.

Além disso, resista à tentação de ficar nas redes sociais ou de curtir aquele filme na sua cama. Estipular horários e uma rotina é muito bom, inclusive, para saber que terá o tempo certo para fazer isso e mais.

5. Faça pausas saudáveis
Não é porque vale a pena aproveitar o período da pandemia para estudar que você deve fazer isso o tempo todo. Mais do que nunca, é preciso cuidar da sua saúde mental, então não deixe de fazer pausas.

De tempos em tempos, dê uma esticada nas pernas, brinque com seu animal de estimação ou ouça sua música favorita. Há como, até mesmo, usar esses períodos para ajudar pessoas do grupo de risco que não podem sair de casa, por exemplo. Assim, seus dias serão muito produtivos!

Estudar na pandemia: o caminho para crescer
Estudar no meio de uma pandemia é possível e, acredite, benéfico para a sua vida e para a sua carreira. Com essas recomendações, você, não apenas vai conseguir se capacitar, como terá uma ajuda extra para superar esse momento!

Fonte: https://www.unicesumar.edu.br/

Deixe uma resposta