You are currently viewing VALORIZAÇÃO | Corpo de Bombeiros ganha 41 novos cabos após Curso de Formação
Compartilhe

No dia 26 de julho deste ano, o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militares de Roraima) deu início ao Curso de Formação de Cabos. Agora, quase três meses depois, 41 soldados que concluíram a qualificação foram promovidos à patente de cabo, em formatura ocorrida na manhã desta sexta-feira, 22, no auditório da corporação.

O curso, que não era realizado desde 2009, teve carga horária de 817, sendo divididas em quatro módulos: 563 horas dedicadas a teoria e a prática; 24 horas voltadas a visitas técnicas; 200 horas de estágio supervisionado no CBMRR; e 30 horas extras para ajustes.

Além destes 41 novos cabos, a atual gestão do Governo de Roraima já formou 296 bombeiros militares em seus cursos de formação. O governador Antonio Denarium ressaltou a importância dessa formatura, já que não havia promoção de patentes para cabos há 12 anos.

“Nós estamos valorizando todas as categorias da segurança pública. No Corpo de Bombeiros Militares, que tem um quadro de 518 bombeiros, nós temos na nossa gestão 337 promoções. Ou seja, 65% do quadro total dos bombeiros militares foram promovidos na nossa gestão. Isso é um trabalho de valorização das nossas forças de segurança”, declarou.

O comandante geral do CBMRR, coronel Anderson Carvalho de Matos, fez um balanço geral do trabalho realizado durante as mais de 800 horas de carga horária de curso.

“O curso se estendeu por quase quatro meses e é muito importante, pois tem muita técnica, passamos muitas instruções diferenciadas, levamos para um viés mais operacional e nossos cabos estão saindo muito bem qualificados na parte de nós e amarrações, na parte de salvamento em altura. Mas o mais importante é essa oxigenação na tropa, essa valorização”, explicou o coronel.

Um dia de glória

A formatura é um momento de alegria e emoção para o agora cabo Samuel Bento Maia, que está há oito anos na corporação. O sonho de infância do bombeiro hoje é mais do que recompensado com a promoção e mais uma motivação para continuar ajudando a população por meio de seu trabalho.

“O sentimento que nós [formandos] temos nesse momento é de dever cumprido. Hoje nós somos 41 cabos recém formados e a nossa intenção agora é prestar um bom serviço à sociedade, colocando em prática aquilo que foi passado ao longo desses três meses”, disse Bento.

Aqui tem investimento

O Corpo de Bombeiros Militares vem passando, desde 2019, pelo maior aporte de investimentos da história de Roraima. Até o momento, 13.027.626,33 foram usados para adquirir equipamentos para a corporação, tais como itens de segurança, materiais em geral, viaturas e embarcações, além de equipamentos tecnológicos como computadores, impressoras e drones.

“Inclusive, entregamos cinco auto bombas, que são aqueles grande caminhões bomba para combater incêndios. O Governo do Estado tem valorizado o Corpo de Bombeiros Militares. Parabéns ao Bombeiro Militar, que agora, em 2021, está completando 20 anos”, finalizou o governador Antonio Denarium.

As unidades do CBMRR também receberam, durante a atual gestão, vários serviços de infraestrutura, tais como as reformas da Corregedoria Geral da instituição, a Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos, a Companhia de Busca e Salvamento (CBS), localizada no bairro Calungá, zona sul da capital, e a manutenção predial da 1ª Cia do 2º Batalhão de Proteção Ambiental, em Caracaraí. O investimento nesses empreendimentos foi de 176.100,00.

Texto: Ayan Ariel
Foto: Fernando Oliveira

Deixe um comentário